Foto: Itana Alencar/G1
Motoristas que procuraram a sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Salvador, nesta quarta-feira (26), para fazer o emplacamento de veículos novos com as placas padrão Mercosul, encontraram o serviço temporariamente suspenso.
De acordo com funcionários do Detran, a unidade está sem sistema desde a sexta-feira (21) e não tem previsão de quando será retomado.
Na última quinta-feira, o Detran emitiu comunicado para informar aos proprietários de veículos que o atendimento seria suspenso, mas que retornaria normalmente a partir das 8h desta quarta. No entanto, o serviço não foi retomado.
Segundo o Detran, o atendimento está suspenso porque a atualização do sistema de emplacamento está sendo feita. A previsão é que volte durante a tarde desta quarta. Para outros serviços do departamento, o sistema funciona normalmente.
As novas placas do Mercosul passam a valer, na Bahia, esta quarta-feira. O prazo final para a implementação das novas placas veiculares foi adiado por três vezes.
Um homem de 29 anos, que preferiu não se identificar, procurou o serviço de emplacamento e não conseguiu fazer.
"A gente fica frustrado e chateado né? As pessoas querendo regularizar a vida para viajar, e o Detran fica nessa aí. Se o cidadão agir da forma errada, o Detran vai poder cobrar? Se a gente procura o atendimento e eles não oferecem?", reclama.
Prazos prorrogados
O prazo para implementação da nova placa foi adiado por três vezes. Segundo o Detran, a prorrogação foi necessária por causa do número baixo de empresas fabricantes e estampadoras de placas que se cadastraram no Denatran para oferecer o serviço no estado.
Na última sexta-feira, um grupo de funcionários e donos de empresas de emplacamento de veículos fez um protesto na região do Detran. O grupo alegou que o Detran tirou companhias que prestam o serviço na Bahia para colocar empresas novas.
De acordo com o Detran, os critérios que estão sendo usados para cadastrar as empresas são baseados na resolução do Denatran, que afirma que as empresas credenciadas têm que estar cadastradas no órgão para serem fiscalizadas e vistoriadas.
Placas Mercosul
A nova placa será obrigatória para os veículos zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria do veículo.
O valor médio cobrado pelas placas atuais no estado é de R$ 195. Conforme o Detran, a previsão é de que o preço não sofra alteração. No entanto, o Detran explica que esse valor não é regulado pelo departamento, e sim estipulado pelas empresas que fazem e estampam as placas.
A placa terá quatro letras e três números, emblema do Mercosul, bandeira do Brasil, marca d'água e código de barras bidimensional (QR-Code).
Do G1 Bahia