Vinicius Leonardo nasceu na zona rural da cidade de Bom Jesus da Lapa. Mudou-se para Seabra, na Chapada Diamantina, há vinte e dois anos e desde então passou a trabalhar com produção agrícola. Aos poucos adquiriu um maquinário e hoje conta com dois trabalhadores rurais e agricultura familiar para manter o negócio. É sobre isso que ele relata.
Qual a importância da palma para os produtores rurais de Seabra?
A palma é fundamental para os produtores rurais porque quem não tiver palma hoje não consegue criar gado. Pois, estamos numa região seca, onde os poços artesianos estão secando, diminuindo a vazão. E a palma é o único alimento que sobrevive à seca e serve como ração para o gado.
Além dos fatores climáticos da região existe mais alguma dificuldade?
Têm algumas dificuldades, uma delas é achar quem queira levar a palma, a outra são os espinhos que ela produz.
Quais os equipamentos de segurança necessários para colher a palma?
Durante o curso eles orientam que a gente use alguns equipamentos de segurança, bem como: tinta látex para passar nas luvas e tirar os espinhos da palma. Pois, a depender da quantidade de pessoas que trabalhem com você, com uma tinta dar para usar em 10 ou 20 luvas. Mas no dia a dia ela vai desgastando, não tem jeito para não furar, o correto é cada trabalhador ter uma “tinta” dessa ou esperar passar um tempo para os espinhos diminuírem.
Quais a vantagem de fazer os cursos de capacitação pelo Sindicato dos Produtores Rurais?
A partir desse curso que aprendemos com o agrônomo Paulo Suassuna, decidimos comprar o equivalente à 10 mudas de palma, plantamos 500 toneladas por hectares para alimentar o gado. E adquirimos hoje um hectare e meio de plantação de palma.
Como é feita a produção em longa escala?
A partir do curso realizado pelo agrônomo Paulo Suassuna. Descobri que há uma nova espécie de palma cultivada em três densidades de plantio: 80 mil, 160 mil e até 300 mil plantas em hectares. Bem diferente da maneira antiga, onde plantavam de metro em metro e a produtividade era pouca.
Quais são as vantagens de se trabalhar com a palma?
Com a palma a vaca produz tanto leite quanto aquela que está no pasto, pois a palma tem a capacidade de absorver o resíduo e dar maior resultado na produção.
Essa produção é lucrativa?
Produzimos 60 mil raquetes para colher milhões, porque cada pé vai produzir 10 raquetes. Adubada ela desenvolve mais rápido e o resultado é mais alimento para o gado, consequentemente aumento de produção de leite, derivados e mais carne do animal no mercado.
Qual a importância desse curso para você enquanto produtor rural?
O curso foi oferecido de forma gratuita pelo Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com o Senar. E a partir deste curso estamos podendo aplicar aquilo que aprendemos acrescenta Leonardo. (Fonte: Central Notícia/SPRS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário