fevereiro 2020 ~ Jornal Barreiras 24 Horas

Barreiras Folia confirma protagonismo como o maior de todos os carnavais de Barreiras



Bastaram cinco dias de carnaval para os foliões confirmarem a grandiosidade da terceira edição do Barreiras Folia. Blocos oficiais e trios sem cordas embalaram uma multidão ao som de uma grande mistura de ritmos presente na noite desta terça-feira, 25, no Circuito Aguinaldo Pereira. Dez atrações musicais entre artistas locais e bandas conhecidas no cenário nacional fizeram o público tirar o pé do chão com os clássicos da festa de momo e as músicas que disputam o título de “hit do momento”.



Após a passagem do Bloco Infantil do Tio Emílio e da Banda Companheiros do Pagode, o Batukerê misturou o repertório da banda, querida do público local, aos sucessos de Chiclete com Banana, Melim, Jorge Bem Jor, dentre outros. Segundo o folião Henrique Cardoso, a ideia era apenas “dar uma olhadinha” no carnaval, mas a organização e a qualidade das atrações mudaram seu planejamento. “O show de Bell Marques já me conquistou no primeiro dia, daí não perdi mais nenhum. É uma festa muito segura, cheia de energia positiva e com atrações dignas de qualquer capital, venho todo ano e pretendo manter Barreiras no meu roteiro de carnaval”, disse o folião de Brasília.



Mais de 430 mil pessoas passaram pelos circuitos do Barreiras Folia e de olho em rendimentos extras centenas de comerciantes entre ambulantes, barraqueiros, proprietários de food trucks, bares e restaurantes apostaram na data. Enquanto a batida eletrônica do “Boyzinho” agitava o Bloco Curto Circuito, o ambulante Júlio César faturou ainda mais com a venda de água mineral e cerveja. “Até o início da noite desta terça eu vendi mais ou menos 600 garrafas de água, a cerveja ainda não consegui contabilizar. Já é minha terceira vez trabalhando no carnaval, se tiver uma quarta ou quinta oportunidade, eu estarei aqui com certeza”, destacou.



Já era madrugada de quarta-feira, 26, quando o “piseiro” de Toinho e Cia veio junto com centenas de foliões do Bloco Kimarrei. Na sequência veio a Banda Pelotão 69, Jerry Smith puxando o Bloco Pilek e antecipando o clima de despedida do maior de todos os carnavais. A Banda Psirico, comandada pelo cantor Márcio Vitor, promoveu a integração entre os foliões pipoca e integrantes dos blocos, já a Cheiro de Amor finalizou com sucesso a programação da última noite de Barreiras Folia.



Presente em todos os dias da folia, o prefeito Zito Barbosa destacou a importância da festa para a economia do município. “Agradeço a Deus por nos permitir realizar um evento dessa magnitude e que tudo tenha transcorrido em paz, agradeço nossa equipe de governo e todos parceiros, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Policias Rodoviária Estadual e Federal, Guarda Civil Municipal, Ministério Público Estadual, Cootrans, SAMU, Juizado de Menores, Conselho Tutelar bem como toda a imprensa que levou para o Brasil e para a mundo o brilho e a grandiosidade do nosso carnaval. Assim como agradecemos também as todas as pessoas que vieram brincar no carnaval de Barreiras e a nossa população por acolher tão bem as pessoas que nos visitam, isso nos deixa a certeza de que eles voltarão mais vezes”, disse Zito Barbosa.

Fonte:DIRCOM/PMB
Redes:

Homem desaparecido é encontrado nas proximidades do Posto PRF de Barreiras e é devolvido a sua família

Aos policiais, o jovem disse que após o encerramento das festas de Carnaval em sua cidade resolveu sumir




Ontem, quarta-feira (26), policiais rodoviários federais resgataram um homem que se encontrava desaparecido e em situação de risco, em trecho do município de Barreiras, na Região Oeste da Bahia.

A ocorrência teve início quando uma equipe da PRF foi informada que um rapaz encontrava-se perambulando nas dependências de uma chácara abandonada, localizada próxima a unidade policial da PRF.

De imediato, os agentes federais se dirigiram ao imóvel e verificaram a presença de um rapaz que estava com aparência cansada e desnorteado, aparentando confusão mental.

Em conversa com os PRFs, o jovem disse que resolveu sumir após o fim das festas de Carnaval.

Após diligências e consultas as redes sociais, foi verificado postagens referente ao desaparecimento do rapaz. Em seguida, foi feito contato com a genitora dele, inclusive, ela encontrava-se na Delegacia de Polícia para registro do desaparecimento do seu ente, pois não sabia do seu paradeiro desde a noite de terça-feira (25).

Os policiais promoveram o encontro do rapaz com sua mãe. Ele foi recebido com imensa manifestação de carinho e todos voltaram com segurança para casa. A mãe manifestou gratidão com a atitude da equipe e agradeceu os cuidados dispensados na condução da situação.

Fonte:PRF/BA
Redes:

CORPO DE VÍTIMA DE HOMICÍDIO EM CATOLÂNDIA CHEGA AO IML REGIONAL


Edivando da Silva Alves, 40 anos, segundo informações da Polícia Militar foi morto a tiro, na rua José Alves Carneiro s/nº, Centro, ao lado do Lava Jato do Pedrão, próximo à Praça Principal, município de CATOLÂNDIA-BA, por volta das 12h 00 dessa quarta-feira (26). A PM também ressalta que, o crime foi praticado por dois indivíduos que estavam numa caminhonete Branca. Na delegacia de Barreiras, o delegado Marcos Ludovico expediu guias para realização de Necrópsia, exame de local de Crime e de comunicação do crime ao Centro Integrado de Comunicação e Controle (CICOC).
Fato relacionado no link
Barreiras 24 horas Alô Alô Salomão
Redes:

Homem morre em colisão frontal depois de tentar matar a mulher


Depois de esfaquear a mulher e fugir em alta velocidade pela BR-116, um homem de 46 anos bateu de frente num caminhão e morreu em Itambacurí, no Vale do Rio Doce. Ele era perseguido por policiais quando em meio à fuga não conseguiu desviar do veículo de carga, na tarde desta segunda-feira (24). 


Segundo informações da Polícia Militar, a mulher do suspeito chegou na 155ª Companhia da PM com as mãos cortadas e disse que se defendeu do marido que a tentava esfaquear após um ataque de ciúmes.

Ela reconheceu o carro dele nas proximidades da edificação policial. Ao serem alertados, os militares perseguiram o suspeito pela BR-116, onde ele trafegou com sua VolksWagen Parati pela contramão, desviando dos veículos para tentar despistar os policiais, mas depois de apenas 500 metros não conseguiu evitar um caminhão e bateu nele de frente, morrendo no local. (Estado de Minas)
Redes:

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de coronavírus no Brasil



O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira (26) que está comprovado o caso positivo de coronavírus na capital paulista. Este é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.

Além dele, há outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas já foram descartadas.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o paciente com Covid-19 chegou ao país vindo da Itália. Ele estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas que tiveram contato com ele em observação.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirmou que ele é hipertenso e que por ter mais de 60 anos está entre os pacientes que apresentam maior risco, mas no caso dele específico, os sintomas são leves e a doença não evoluiu para um quadro mais grave.

O hospital Albert Einstein registrou a suspeita, fez um teste, que deu positivo. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova, que foi concluído em três horas, comprovando a infecção por coronavírus. A média de conclusão do exame é de três dias, segundo Mandetta.

Passageiros não ficarão em quarentena
De acordo com o ministro Luiz Henrique Mandetta, os passageiros que estavam no avião com o paciente detectado com Covid-19 não serão postos em quarentena.

Entretanto, alguns passageiros devem ficar em observação: a partir da poltrona onde o paciente viajava, serão monitorados os passageiros dos lados e das duas fileiras à frente e atrás.

"Mas não existe quarentena, porque não existe eficácia nesse tipo de situação", afirmou.

Repatriados de Wuhan e caso confirmado em SP

O ministro da Saúde esclareceu as diferenças entre os casos dos repatriados de Wuhan, que ficaram em quarentena em uma base militar em Goiás após chegarem da China, e o caso confirmado de Covid-19 em São Paulo, que está em quarentena familiar.

Sobre os repatriados, Mandetta disse que eles vieram de uma região epidêmica e iriam para diversas partes do país, o que poderia espalhar o vírus caso estivessem infectados.

"É de bom senso que você traga [ao Brasil] e aguarde 14 dias [para checar os sintomas]", afirmou Mandetta. Ele relembrou que foram feitos testes antes do embarque e durante a quarentena – todos deram negativo para a doença.

Já o paciente de SP esteve em trânsito quando estava assintomático e já estava em casa quando apresentou os sintomas.

"Você levar este paciente para dentro de um ambiente hospitalar só aumenta as chances de outros pacientes, em estado debilitado, serem acometidos", afirmou.

"O isolamento domiciliar é o mais recomendado [para casos leves]. Temos que levar pessoas com quadro respiratório grave para o ambiente hospitalar, mas não pessoas que estão com resfriado, em bom estado geral, se alimentando, com febre baixa e que usam qualquer um desses antitérmicos [para aliviar os sintomas]", afirmou Mandetta.

Providências
Mandetta afirmou que não serão alterados procedimentos nos aeroportos ou bloqueios a países suspeitos, devido ao grande número de conexões nos voos. "Não existe nenhuma tecnologia que possa nos dizer que quem está dentro de um avião possa estar com o vírus ou não", disse.

"A regra continua sendo: se tem sintomas, não viaje. Viajou? Informe as autoridades quando chega. Passou 14 dias da chegada, se sentir sintomas, procure a rede de saúde da sua cidade."

"Essa é mais uma gripe que o mundo vai ter que atravessar. O mundo não tem fronteiras. Não tem como parar uma pessoa em um lugar. Como todo vírus, a medida de melhor controle é por etapas, é termos agilidade [no diagnóstico]", afirmou Mandetta. "O sistema [de saúde] brasileiro fez tudo com muita agilidade." O ministro reforçou que há pacientes assintomáticos que transmitem a doença, e não há eficácia na testagem de temperaturas, por exemplo.

"Já passamos por epidemias respiratórias graves, como a H1N1. (...) Vamos passar por essa situação investindo em soluções, ciência e informação. [A recomendação é] Higiene, evitar aglomerações desnecessárias, cuidados de etiqueta respiratória, o brasileiro precisa aumentar o número de vezes que lava a mão", afirmou Mandetta.

"Passamos a uma nova fase de providências, no sentido de mitigar os efeitos da doença em SP e em todo Brasil. Nosso comitê de emergência está reunido em SP, e de tarde vamos nos juntar a eles para falar sobre o que deve ser feito. Não muda muito com relação aos casos suspeitos, mas agora temos uma patologia confirmada", afirmou o ministro.

Segundo Mandetta, é possível que o número de casos suspeitos aumente no Brasil, porque aumentou o número de países com mortes.

"Estamos na fase de contenção, que é evitar que o vírus se espalhe. Caso se espalhe, vamos para a fase de mitigação", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira.

O coronavírus é conhecido desde 1960. A doença provocada pelo novo coronavírus, chamada de Covid-19, está sendo investigada, mas apresenta gravidade moderada a leve, segundo o Ministério da Saúde.

Cada pessoa infectada pode transmitir para duas ou três pessoas, em alguns casos chegando a sete. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o período de incubação varia de 0 a 14 dias, mas já há estudos apontam que os sintomas aparecem de 9 a 10 dias.

Um estudo feito com 44 mil pessoas com casos confirmados apontou que a maioria dos infectados tinha idade entre 40 e 69 anos. Destes, 1.023 morreram. Os quadros mais graves deste estudo apareceram em pessoas acima de 60 anos.

Caso em SP
O Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista, registrou em 25 de fevereiro a notificação do caso suspeito de um homem de 61 anos. Ele é brasileiro e viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro. O paciente tem sinais brandos da doença, como tosse, e está em isolamento domiciliar.

"O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele", diz nota do Hospital Albert Einstein (veja nota completa abaixo).

Segundo o Ministério da Saúde, no atendimento, o hospital "adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova, que deu positivo.

O paciente viajou para a região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Iniciou com sinais e sintomas (Febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (Covid-19). O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão.

A SES/SP e SMS/SP estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea, diz a nota do Ministério da Saúde.

Centro de monitoramento
As autoridades sanitárias de São Paulo orientam que os pacientes com os sintomas da doença procurem o serviço de saúde mais próximo, caso apresentem febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados a aspectos epidemiológicos como histórico de viagem em área com circulação do vírus ou contato próximo a algum caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para coronavírus.

Para acompanhar esses casos suspeitos, o governo de São Paulo anunciou a criação de um centro de operações de emergência, que funcionará 24 horas por dia, controlando os registros do coronavírus em todo o estado.

O plano de ação, lançado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, integrará profissionais de todos os municípios e inclui a compra de equipamentos de proteção para funcionários de saúde.
Dicas de Prevenção
Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Nota do Hospital Albert Einstein
"O Hospital Israelita Albert Einstein informa que recebeu na noite do dia 24 de fevereiro, na Unidade Morumbi, em São Paulo, um paciente com sintomas semelhantes aos do Covid-19, sendo confirmada a infecção viral pelo novo coronavírus após a realização do teste PCR em tempo real. Na manhã do dia 25 de fevereiro o caso foi notificado à Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

A equipe assistencial do Pronto Atendimento seguiu com rigor todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Centers for Disease Control and Prevention (CDC-EUA), para oferecer o atendimento apropriado e garantir a segurança do paciente e de todos os profissionais envolvidos.

O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele.

Desde o início da epidemia mundial, o Hospital Israelita Albert Einstein mantém uma agenda ativa de monitoramento do avanço de novos casos e evolução do cenário mundial. O Hospital, que conta com os mais avançados recursos diagnósticos e assistenciais para os atendimentos que se fizerem necessários, inclusive os mais graves, vem atuando no treinamento intensivo de seus colaboradores com o objetivo de assegurar a oferta de atendimento adequado, bem como a segurança de pacientes, familiares e funcionários.

O Hospital Israelita Albert Einstein reforça que os padrões de conduta em todas as situações têm como foco preservar a segurança de todos os pacientes da instituição e manter a excelência nos atendimentos de qualquer natureza",diz a nota. (Fonte/G1)

Redes:

MUNDO Militares podem voltar ao poder no Brasil, agora pela via eleitoral


AFP

Pela primeira vez em décadas, os militares podem voltar a tomar as rédeas do poder no Brasil, mas agora pela via eleitoral, com um clamor popular pela volta da “ordem” em uma democracia corroída pela corrupção, a crise econômica e a insegurança.

O favorito no segundo turno, Jair Bolsonaro, é um ex-capitão do Exército; seu companheiro de chapa, Hamilton Mourao, um general da reserva. Os dois são defensores da ditadura militar que controlou o país de 1964 a 1985.

Vários oficiais de reserva tiveram um papel importante na campanha e ao menos quatro poderão integrar seu governo caso de derrotar do petista Fernando Haddad, como preveem as pesquisas.

Às portas do poder, Bolsonaro prometeu ser “escravo da Constituição” e governar “com autoridade, mas sem autoritarismo”.

Uma moderação bem-vinda para alguém que, em 2016, declarou “o erro da ditadura foi torturar e não matar”.

Segundo a Comissão Nacional da Verdade, durante os anos de chumbo no Brasil foram registrados 434 assassinatos e milhares de casos de tortura.

Um relatório tornado público pela CIA revelou que a eliminação de opositores era decidida no gabinete presidencial.

Mas nenhum militar foi julgado, graças à Lei de Anistia de 1979.

– Os militares são ‘tendência’ –

Os militares se tornaram uma “tendência” no Brasil.

“Eu vi jovens dizendo: ‘As coisas na ditadura eram mais organizadas'”, afirmou o cientista político Jairo Nicolau, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “São jovens que nasceram no regime democrático, mas começam a ter uma visão esmaecida dos eventos, não conhecem a história do Brasil”, acrescentou.

No Congresso eleito este mês, 31 deputados e 4 senadores são ou eram militares ou policiais. Em 2014, eles somavam 18.

As instituições mais confiáveis para os brasileiros são os bombeiros, igrejas, a Polícia Federal e as Forças Armadas. Os menos: o governo, o Congresso, os partidos e a presidência, segundo levantamento do Ibope.

Uma revanche saboreada pelos uniformizados, que durante anos só se fizeram ouvir para defender seu regime especial de aposentadoria ou para evitar mudanças na lei de anistia.

O general da reserva Augusto Heleno, possível ministro da Defesa de Bolsonaro, disse ao jornal Folha de S.Paulo, em maio, que as Forças Armadas se sentiram “lisonjeadas” com esse reconhecimento social.

“É lógico que as Forças Armadas se sentem ‘lisonjeadas’ pela credibilidade que essas faixas demonstram, mas têm plena consciência de que esse não é o caminho. O caminho são as eleições que vão acontecer”, enfatizou.

– O quartel, um modelo –

O golpe de 1964 foi apoiado por grandes grupos econômicos, a mídia, setores conservadores da Igreja católica e dos Estados Unidos, em nome da luta contra o comunismo e em defesa da família.

“Os valores das Forças Armadas são os mesmos, mas há uma outra geração de militares, formada pela geração que viveu o período militar e colocou na cabeça dos atuais generais que esse não era o caminho”, explicou o general Heleno.

As críticas contra o comunismo parecem estranhas, três décadas após o fim da Guerra Fria.

O “bolsonarismo” designou novos inimigos: a corrupção, a criminalidade e chamada a ideologia de gênero.

Contra a “doutrinação” infantil, Bolsonaro propõe criar “escolas coordenadas por militares”.

O general da reserva Oswaldo Ferreira, um possível ministro dos Transportes, considera o quartel um lugar com “regras claras” e “hierarquia”, duas coisas que “fazem muito bem à sociedade”.

O papel das Forças Armadas aumentou com a atual presidência de Michel Temer, que deu a eles o controle da segurança no Rio de Janeiro e nomeou pela primeira vez um militar para o ministério da Defesa.

Segundo Rosa Cardoso, ex-coordenadora da Comissão Nacional da Verdade, no Brasil “houve continuidade, sem ruptura com o regime autoritário”.

– Subproduto da Lava Jato –

O “partido militar” foi fortalecido como “um subproduto da Lava Jato”, que revelou o propinoduto da Petrobras, disse Nelson Düring, diretor do site especializado Defesanet.

“Ao atingir todo o espectro político, a Lava Jato enfraqueceu o sistema representativo, não apenas entre os militares, mas na população em geral, esquerda e direita”, acrescentou.

Para muitos brasileiros, os militares são uma alternativa moral.

Uma versão questionada pelos historiadores e pela recente divulgação de um telegrama da Embaixada dos Estados Unidos, que, em 1984, se preocupava com o impacto social de vários casos de desvio de dinheiro.

– O preço do milagre –

O nostálgico da ditadura exalta o “milagre econômico” que, nos anos 1970, criou milhões de empregos.

Mas que custou caro, segundo as historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling, que, em sua obra “Brasil: uma biografia”, dão como exemplo o que aconteceu com a construção da Transamazônica.

“A construção da Transamazônica massacrou a floresta, consumiu bilhões de dólares, e até hoje a estrada tem trechos intransitáveis por conta das chuvas, dos desmoronamentos e das enchentes dos rios. A Transamazônica torrou um dinheiro que não havia, mas os brasileiros só entenderam isso na hora em que acabou o milagre e (…) o governo dos militares acabou”, explicam.
Redes:

Operação – PRF iniciou Operação Carnaval nesta sexta-feira (21)


Resultado de imagem para fotos da policia rodoviaria federal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lança a Operação Carnaval 2020 à zero hora desta sexta-feira (21) em todo o país.
Com duração de seis dias, a operação termina às 23h59 de quarta-feira (26).
Entre os focos da fiscalização da PRF estão condutas irregulares como embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas, transporte seguro de crianças, motociclistas e o uso do celular.
Policiais rodoviários federais que atuam em áreas administrativas irão reforçar as ações de policiamento ostensivo.
Na saída para o feriado, o pico do movimento deve se concentrar no final da tarde e início da noite de sexta-feira (21), e na manhã de sábado (22).
O retorno deve ter um maior fluxo entre a tarde de terça (25) e a manhã de quarta-feira (26).
A PRF enviou ofícios às concessionárias de rodovias, solicitando que eventuais obras sejam paralisadas durante o feriado prolongado, à exceção daquelas emergenciais ou que não possam ser interrompidas.
Veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes estarão impedidos de transitar em trechos de pista simples, das 16 horas às 22 horas de sexta-feira, na manhã de sábado, das 16 horas às 22 horas de terça-feira e na manhã de quarta-feira.
Balanço do ano passado
No Carnaval de 2019, oito pessoas morreram em acidentes nas rodovias federais do Paraná.
Outras 184 saíram feridas. A PRF atendeu 152 acidentes no estado.
Desatenção, ingestão de bebidas alcoólicas e desobediência à sinalização foram as causas dos acidentes com mortes atendidos pela PRF durante o Carnaval de 2019.
Metade das mortes se deram em colisões frontais, resultado de ultrapassagens mal realizadas ou em locais proibidos.
A maior parte dos acidentes fatais ocorreu em pistas simples (6).
Dos oito mortos, três eram motociclistas e um, pedestre. O dia mais violento foi o primeiro dia de operação, quando foram registradas seis mortes.
As equipes da PRF flagraram em território paranaense, naquela ocasião, 133 motoristas sob efeito de bebidas alcoólicas, 657 manobras proibidas de ultrapassagem e 68 crianças transportadas irregularmente.
Fluxo de veículos
Dados das concessionárias apontam para um aumento no fluxo de veículos na ordem de cerca de 50% em relação aos dias e horários normais.
Dicas para uma viagem segura
Respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos outros veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito.
Estas são algumas das principais orientações da PRF para reduzir o risco de acidentes.
A PRF também orienta os usuários de rodovias, mesmo antes de viagens curtas, a fazer uma revisão preventiva do veículo, o que inclui a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do radiador, entre outros itens.
Também é fundamental planejar a viagem, buscando evitar, na medida do possível, os horários de pico.
Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros.
A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo.
Operação Rodovida
Esta é a última operação do calendário de operações da Rodovida, que teve início em 20 de dezembro, com a Operação Natal, e finalizará no dia 1º de março.
A Rodovida tem como objetivo integrar órgãos públicos federais, estaduais e municipais com o objetivo de reduzir os índices de violência no trânsito.
O texto é da assessoria da PRF
Redes:

Atenção – Bancos não abrirão na segunda e terça de Carnaval

Resultado de imagem para fotos de agencias bancarias
As agências bancárias  não terão atendimento na segunda e terça-feira (24 e 25) por conta do feriado de Carnaval.
A determinação é da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) que regulamenta o abre e fecha de todas as agências durante os feriados anuais.
A quarta-feira (26) o atendimento será especial, portanto é preciso se atentar aos horários definidos pelas empresas.
O atendimento normal ao público volta na quinta-feira (27), mas vale lembrar que é possível sacar e depositar dinheiro, bem como fazer pagamentos de boletos e contas via caixa eletrônico ou internet banking.
Redes:

Corte Momesca do Carnaval é Eleita Para Comandar o Barreiras Folia 2020.

Muita alegria, simpatia e muita música, abrilhantaram o concurso da Corte Momesca para o Barreiras Folia 2020 em Barreiras. A Praça Landulfo Alves, ponto central do Circuito Zé de Hermes, recebeu centenas de pessoas entre torcedores dos candidatos a Rei Momo e candidatas a princesas e rainha misturados aos foliões, na noite dessa quinta-feira (20), para a disputa que coroou Egidio Alves como Rei Momo, Verônica Cabral Alves como Rainha e Bruna Bernardes e Tainara dos Santos como 2ª e 1ª princesas respectivamente.

Eles desfilarão pelos circuitos do Barreiras Folia 2020. Nesta sexta-feira (21), na abertura oficial do maior carnaval do interior da Bahia, a corte receberá a chave da cidade das mãos do prefeito Zito Barbosa, como marco oficial de abertura do Barreiras Folia 2020.


A premiação para a Corte Momesca eleita receberá a seguinte premiação: Rei Momo e Rainha R$ 4.000,00, a 1ª princesa R$ 3.000,00 e a 2ª princesa R$ 1.500,00.

Geraldo Bomfim/ Blog do Boka.
Redes:

BARREIRAS: UM HOMICÍDIO ACONTECEU POR VOLTA DAS 10:00H DESTA SEGUNDA-FEIRA (17), NO BAIRRO VILA BRASIL, MAIS PRECISAMENTE NA RUA SANTO ANDRÉ.



A vítima, identificada como Willian Almeida dos Santos, 18 anos, segundo informações colhidas no local, foi surpreendida com pelo menos dois tiros no, momento em que estava na cozinha, no pescoço e abdome, próximo à costela. O criminoso fugiu para rumo ignorado.

A Polícia Militar e o SAMU constataram o óbito. Uma das equipes da PM preservou o local, enquanto outras iniciaram diligências na tentativa de localizar o criminoso.

Ainda de acordo com informações passadas à Polícia, na noite deste domingo (16), Willian teria se envolvido em uma discussão com um rapaz resultando em agressões físicas. Ele foi inclusive lesionado com golpe de arma branca.

Diante dessas informações, a polícia tem o agressor de Willian como principal suspeito do homicídio.

Uma equipe da Delegacia de Homicídios (DHPP), esteve na residência e colheu informações importantes para a investigação. A foto do acusado já está em poder da Polícia.

Logo depois, uma equipe do Departamento de Polícia Técnica fez os trabalhos periciais e removeu o corpo para o necropsia no IML do DISEP.



Fonte: Alô Alô Salomão
Redes:

Em Barreiras, Rui inaugura policlínica e ampliação do Hospital do Oeste



Com investimento de R$ 27 milhões, a 16ª Policlínica Regional de Saúde da Bahia foi inaugurada pelo governador Rui Costa em Barreiras, no oeste do estado, nesta segunda-feira (10). Primeira policlínica da região, o equipamento atenderá 550 mil moradores de 20 municípios, com consultas médicas em diversas especialidades, exames, pequenas cirurgias, entre outros procedimentos. Ao lado do vice-governador João Leão, Rui também inaugurou a primeira etapa da ampliação do Hospital do Oeste (HO), que incluiu dois blocos de enfermarias com 62 leitos para internação de adulto, sendo um deles de isolamento.

“Estamos entregando R$ 43 milhões em investimentos e mais R$ 60 milhões estão em andamento. Iniciando pelos investimentos na saúde, estamos inaugurando 62 leitos no HO prioritariamente destinados à ortopedia, que é o maior volume represado na região. Nós temos em andamento a obra da hemodinâmica, que é a parte de tratamento cardiovascular, e assino hoje a autorização para licitar mais R$ 21 milhões de ampliação do HO. Essa licitação vai contemplar toda a área de oncologia e vai ampliar outras áreas, como a UTI”, detalhou o governador.

Para a ampliação do HO, 115 profissionais foram contratados. Já na policlínica, uma equipe com 106 profissionais prestará atendimento a partir desta terça-feira (11), em especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

Também serão oferecidos na policlínica exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

Foram entregues ainda 13 micro-ônibus que farão o transporte dos moradores dos municípios que integram o Consórcio Interfederativa de Saúde da Região de Barreiras/Ibotirama, responsável pela manutenção do equipamento de saúde junto com o Governo do Estado. Integram o consórcio as cidades de Angical, Baianópolis, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Mais policlínicas
Com a abertura da unidade de Barreiras, 305 municípios baianos passam a ter a cobertura das policlínicas. Para ampliar esse atendimento, o governador autorizou a Secretaria da Saúde (Sesab) a iniciar a licitação das obras da Policlínica de Santa Maria da Vitória, por meio do Consórcio Interfederativo de Saúde da Bacia do Rio Corrente, que inclui cidades como Bom Jesus da Lapa, Correntina e Serra do Ramalho.

Duas unidades estão em construção em Salvador e uma em São Francisco do Conde. Já foram lançadas as licitações para a construção das policlínicas regionais de Itaberaba, Brumado, Eunápolis, Ribeira do Pombal e Serrinha.

Mais investimentos
A agenda em Barreiras, nesta segunda (10), envolveu também a entrega de 19 ambulâncias tipo van para 18 municípios e para a Santa Casa de Misericórdia de Morro do Chapéu e três ônibus escolares. Além dos investimentos de saúde, o governador entregou a obra de adensamento da rede coletora e a implantação de estação elevatória de esgoto do bairro São Sebastião, assim como os sistemas de abastecimento de água das localidades de Barrocão de Baixo, Barrocão de Cima, Bebedouro, Gameleira e Passagem Funda, em Barreiras.

Rui ainda assinou ordem de serviço para ampliação do sistema de abastecimento de água da sede do município e para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Luís Eduardo Magalhães; obras que reúnem R$ 9,7 milhões em investimentos.

Junto com as inaugurações e anúncios de novos investimentos, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) inaugurou uma nova estação retransmissora em Barreiras que vai transmitir o sinal da TVE no município a partir do canal 10.1.







Redes:

PRF e RONDESP-PM realizam ação integrada para coibir o tráfico de drogas em Barreiras (BA)


A PRF destaca a importância e fortalecimento das parcerias com os órgãos de segurança pública, na busca constante de melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Nesta quinta-feira (06), uma operação para coibir o tráfico de entorpecentes foi realizada nas instalações da Unidade Operacional da PRF, na BR-242, em Barreiras, Região Oeste da Bahia. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar participaram da ação.

Foram abordados ônibus intermunicipais e interestaduais. Uma cadela da Polícia Militar, especializada no faro de drogas e armas foi utilizada na fiscalização.

O combate ao tráfico de drogas é uma das áreas de atuação ordinária da PRF e ações pontuais são realizadas sempre que se constata uma maior incidência desse tipo de crime em determinadas regiões do país.


Fonte: PRF BA
Redes:

Detran-BA faz leilão de veículos inservíveis para desafogar pátios de delegacias e impulsionar reciclagem


Retirar sucatas de veículos que lotam pátios de delegacias, com o objetivo de proteger o meio ambiente, impedir o acúmulo de sujeira e água para evitar doenças e impulsionar a reciclagem. As medidas estão previstas no convênio firmado entre o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). 

Em mais uma fase de ações do convênio, o Detran-BA realiza na próxima segunda-feira (10), no auditório da sede do órgão, na Avenida ACM, em Salvador, o leilão de 690 veículos inservíveis. São sucatas de carros e motos que foram declarados como abandonados em delegacias da capital e do interior, sem a manifestação dos proprietários. 

O leilão do Detran-BA acontecerá também pelo site www.brbid.com. Poderão participar do evento empresas dos ramos da siderurgia, fundição e reciclagem. Os veículos oferecidos representam 307 toneladas de sucatas. Todos os lotes arrematados serão reciclados e transformados em matéria-prima para a fabricação de outros produtos.

Fonte: Detran BA
Redes:

ALÔ SÃO DESIDÉRIO!!! A LOCOMOTIVA ESTA VOLTANDO

PLAVEL PLACAS EM BARREIRAS

Resultado de imagem para fotos da plavel placas em barreiras

TV BARREIRAS 24 HORAS ACOMPANHA REALIZAÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA O CORONAVÍRUS EM BARREIRAS

PATROCINADOS

SEMED
ATAIDE

Anuncio!

 http://www.templateparablogspot.com/

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog