Conforme dados de 2005 do IBOPE no Brasil o analfabetismo funcional atinge cerca de 68% da população (30% no nível 1 e 38% no nível 2). Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da população que é totalmente analfabeta, resulta que 75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, ou seja, apenas 1 de cada 4 brasileiros (25% da população) é plenamente alfabetizado, isto é, está no nível 3 de alfabetização funcional.
O censo 2010 mostrou que um entre cinco pessoas (20,3%) são analfabetas funcionais. O problema maior está na região Nordeste, onde a taxa de analfabetismo funcional chega a 30,8%.
Em 2012, o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa divulgaram o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) entre estudantes universitários do Brasil e este chega a 38%, refletindo o expressivo crescimento de universidades de baixa qualidade durante a última década.
Esses índices tão altos de analfabetismo funcional no Brasil devem-se à baixa qualidade dos sistemas de ensino, à falta de infraestrutura das instituições de ensino e à falta de hábito e interesse de leitura do brasileiro. Em alguns países desenvolvidos e com um sistema educacional mais eficiente, esse índice é inferior a 10%, como na Suécia, por exemplo.
Existem três níveis distintos de alfabetização funcional, a saber:
Nível 1, também conhecido como alfabetização rudimentar, compreende aqueles que apenas conseguem ler e compreender títulos de textos e frases curtas; e apesar de saber contar, têm dificuldades com a compreensão de números grandes e em fazer as operações aritméticas básicas.
Nível 2, também conhecido como alfabetização básica, compreende aqueles que conseguem ler textos curtos, mas só conseguem extrair informações esparsas no texto e não conseguem tirar uma conclusão a respeito do mesmo; e também conseguem entender números grandes, conseguem realizar as operações aritméticas básicas, entretanto sentem dificuldades quando é exigida uma maior quantidade de cálculos, ou em operações matemáticas mais complexas.
Nível 3, também conhecido como alfabetização plena, compreende aqueles que detêm pleno domínio da leitura, escrita, dos números e das operações matemáticas (das mais básicas às mais complexas).
Aí está a explicação da nossa conjuntura social
Estas informações da Wikipedia devem explicar nossa situação política, a escolha de pré-candidatos de baixíssimo nível e até a sensação de impunidade de alguns gestores públicos.
Se o povão tem dificuldades de entender uma frase curta, como exigir que entendam armações e maracutaias de nosso gestores públicos.
Entre a juventude que acessa as mídias sociais temos a exata sensação que uma grande maioria não entende o que se escreve e nos apresentam os comentários mais disparatados possíveis.
Essa conjuntura é satisfatória aos políticos mentirosos e corruptos.
De que adianta uma parte mais autentica e menos manipuladora da imprensa pregar no deserto, se só os caniços tem ouvidos para as suas denuncias.
Parodiando Ruy Barbosa, continuam a vicejar as nulidades, as injustiças e agigantar-se o poder entre os mal intencionados.
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