A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) apresentou o funcionamento dos sistemas de água e esgoto de Barreiras. Nesta segunda-feira (31), cerca de 30 estudantes de Edificações do Instituto Federal da Bahia (IFBA) visitaram as instalações da estação de tratamento de água, quando foram demonstrados os processos de tratamento e análises para manter a qualidade de água distribuída na cidade. Na última quinta-feira (27), doze estudantes do ensino médio da Cooperativa Educacional de Barreiras (Coopeb) conheceram o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário por meio de visita técnica à estação de tratamento.
Ao coordenar as visitas, a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, acredita que este é um momento que os estudantes possam entender e repercutir os processos utilizados pela empresa para levar água tratada e para coletar e tratar os esgotos domésticos. Pela primeira vez na estação de tratamento de água, os estudantes do IFBA, Sandy Lorrane Freitas e Gabriel Soares dos Passos, ficaram surpresos com o trabalho desenvolvido para levar água para as pessoas. “Foram muitas informações novas sobre os processos de tratamento da água e sobre as quantidades dos produtos como cloro que são adicionados para atender a legislação”.
Na estação de tratamento de água, o supervisor de tratamento, Anderson Rocha, apresentou as instalações e esclareceu sobre os parâmetros de potabilidade determinados pela portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde. Em Barreiras, a Embasa investiu R$ 4,5 milhões para duplicar os módulos da estação de tratamento, o que incrementa em 50% a vazão de água produzida para atender cerca de 55 mil imóveis na sede municipal e 22 localidades da zona rural. No caso do sistema de esgotamento sanitário, foram investidos R$ 113 milhões para a ampliação e modernização das estruturas que possibilitou avançar a cobertura de 8% para 60% na sede municipal de Barreiras. Informações Ascom Embasa UNB
Nenhum comentário:
Postar um comentário