julho 2018 ~ Jornal Barreiras 24 Horas

Paraná Pesquisas: Bolsonaro lidera cenários sem Lula, mas perde para ex-presidente


por João Brandão
Paraná Pesquisas: Bolsonaro lidera cenários sem Lula, mas perde para ex-presidente
Foto: Divulgação
O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta terça-feira (31) três cenários com nomes diferentes do PT para a presidência. Tanto na simulação com Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, como com o ex-governador da Bahia Jaques Wagner sendo candidatos do PT, Jair Bolsonaro (PSL) lidera, mas perde a dianteira quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece no levantamento.

Na primeira simulação (com Haddad), ele aparece com 23,6% das intenções de voto. Na segunda (com Jaques Wagner), Bolsonaro tem 23,5% da intenção de voto. Os petistas teriam 2,8% dos votos. Com Lula, se a eleição fosse hoje, o ex-presidente teria 29% dos votos, contra 21,8% de Bolsonaro. Os demais candidatos teriam menos de 10% das intenções de voto cada. 

Ainda sem Lula, Bolsonaro iria para o segundo turno ou com Marina Silva (Rede) ou com Ciro Gomes (PDT), que estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. A pesquisa mostra a candidata da Rede com 14,4% dos votos no cenário com Haddad e 14,3% na simulação com Jaques Wagner. Já Ciro tem 10,7% no cenário com Haddad e 10,8% na simulação com Wagner.

Mais da metade afirmou que “não votaria de jeito nenhum” em sete candidatos: Lula (54,1%), Jair Bolsonaro (54,3%), Marina Silva (55,2%), Ciro Gomes (58,9%), o candidato do PSDB Geraldo Alckmin(63,3%), Fernando Haddad (67%) e Henrique Meirelles (62,3%), ex-ministro da Fazenda e candidato do MDB. 

A pesquisa foi realizada com 2.240 eleitores em 170 municípios. Registro no TSE: BR-00884/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.
por Renata Farias
Redes:

Barreiras: Acusado do assassinato de Tamires se apresenta na delegacia de homicídio


O investigado Henrique Eduardo de Souza, esteve no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Barreiras/BA, onde, acompanhado de advogado, se apresentou na Delegacia de Homicídios local, nesta sexta-feira/27, pela manhã. Henrique é apontado, nas investigações policiais, como suspeito “numero 1” do homicídio de Joice Tamires Barbosa de Carvalho, 22 anos, assassinada no dia 26 de junho/18 na Vila dos Funcionários. De acordo com Marineide Pires – delegada da policia civil, titular da DH, Henrique usou do direito de só falar em juízo. Ainda segundo Marineide, os indícios do crime, pesam contra Henrique.

Tamires foi assassinada com um tiro na cabeça, em frente à empresa Rafa Gás, na Rua Paulo Alberto, bairro Vila dos Funcionários, em Barreiras/BA. Populares afirmam que à vítima transitava pela rua em companhia de outra moça de nome não revelado, quando o homicida se aproximou em um carro vermelho e a executou com um disparo à queima-roupa. (Alô Alô Salomão)
Redes:

Roda Velha: grave acidente deixa três pessoas feridas


Na manhã ontem domingo (29) por volta das 4:50h três pessoas ficaram feridas após o condutor de um VW Gol perder o controle da direção e capotar por diversas vezes e colidir contra um poste da rede elétrica, que quebrou com o impacto da batida, vindo ao chão com o transformador, por pouco os ocupantes do veiculo não sofreram uma descarga elétrica pois os fios se romperam na queda de dois postes.
Segundo informações no carro tinha quatro jovens sendo três rapazes e uma moça, estavam voltando de uma festa em Roda velha de Baixo.

Os mesmos foram socorridos para o posto de saúde de Roda Velha e logo depois, dois foram encaminhados para o Hospital de São Desidério.
A moça com um corte acima do olho e um com suspeita de fratura na bacia, o motorista do veículo sofreu um corte na orelha e o quarto jovens saiu ileso do acidente não precisou de atendimento medico.

Fonte: Blog Bahia / Odestaque
Redes:

Mulher tenta suicídio cortando os pulsos e coloca fogo na casa no bairro Jardim das Acácias em Luis Eduardo Magalhães



Na noite deste domingo (29), por volta das 18h35, uma mulher de aproximadamente 22 anos de inicial J. em um momento de fúria tentou contra a sua própria vida cortando os dois pulsos com uma faca e em seguida abriu o registro do botijão da casa aonde ele mora "Quitinete" e logo em seguida ateou fogo nos móveis fechou a porta e a janela da casa e saiu com os pulsos sangrando.

O fato aconteceu na rua da Mutamba atrás do escritório da EFFECT Produtora no bairro Jardim das Acácias, em Luís Eduardo Magalhães

O fogo começou se alastrar momento que a proprietária da Quitinete que mora na casa da frente percebeu a temperatura alta o fogo e a fumaça. A proprietária do local junto com alguns moradores usaram baldes e mangueira para apagar as chamas, em seguida chamaram o Corpo de Bombeiros que ao chegar no local o fogo já tinha cessado.

Os Bombeiros avaliaram a situação pediram para isolar o local por conta do cheiro forte da fumaça para que ninguém se intoxicasse. Quase todos os móveis foram destruídos pelo fogo.

A mulher (inquilina) que tentou contra a própria vida pediu socorro a uma vizinha. Já a proprietária da quitinete que não quis ter o nome divulgado, foi parar na UPA por terceiros, pois ficou muito nervosa e assustada com a situação.

Não há informações do estado e saúde da mulher que tentou contra a própria vida. O caso foi registrado na Delegacia local.
Redes:

Barreiras: Homem de 60 anos sofre mal súbito e vem a óbito em via pública enquanto dirigia sua motocicleta

Paulo de Tarso e Silva de 60 anos, sofreu um mal súbito e veio a óbito na Rua D. Pedro II próximo ao Hospital Eurico Dutra em Barreirinhas enquanto dirigia sua motocicleta, uma HONDA/CG 125 TITAN. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (30) por volta das 08:30h.

Segundo familiares, Paulo de Tarso havia sofrido uma queda de motocicleta neste domingo (29) aproximadamente às 13:30h, sendo atendido no Hospital do Oeste. Até então nada grave havia sido constatado. Não se pode afirmar se há algum relacionamento com o incidente desta manhã.
O SAMU foi acionado e nada pôde fazer a não ser constatar a fatalidade do óbito. A Polícia Militar registrou a ocorrência. A Polícia Técnica periciou a vítima e o corpo foi encaminhado ao necrotério do DPT onde exame de necropsia poderá determinar a causa do mal súbito.

Paulo de Tarso era bastante conhecido e tinha muitos amigos. Lamentamos junto à família a triste perda.


Fonte: Blog Bahia / BlogBraga
Redes:

BICICLETEIRO MORRE ATROPELADO NA BR 135


Almir da Costa Lima é o nome do bicicleteiro que morreu atropelado na BR 135, perto do bairro Arboreto, aproximadamente às 19h 30 deste domingo (29), por um veículo de características ignoradas, que evadiu do local. No momento em que foi atropelado, Almir estava em companhia de Luis Alves, que desceu da bicicleta para socorrer o amigo e não observou o automóvel que provocou o acidente. Ele declara que Almir morava na Rua Minas Gerais, bairro Vila Rica, em Barreiras/BA.
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local, sinalizou a via e registrou o acidente. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica fez a perícia, e o corpo da vítima foi conduzida pelo rabecão para o necrotério do DPT para exame de necropsia.
“À noite, sem iluminação, é muito complicado trafegar de bicicleta pela BR-135, principalmente nas imediações de onde aconteceu o acidente, por não haver iluminação, nem acostamento na rodovia. Infelizmente muitas pessoas não usam capacete, colete luminoso ou lanternas de sinalização, o que pode contribuir para acidentes fatais”, repórter Paiva.
 

Informações e foto do Blog Braga/Repórter Paiva
Redes:

CONVITE!!

Redes:

BARREIRAS: MORADORES DO RIO BRANCO RECEBEM CERTIFICADO DE FORMAÇÃO COMO BRIGADISTAS DE INCÊNDIOS FLORESTAIS


Moradores do Assentamento Rural da Ilha da Liberdade no Rio Branco receberam na manhã de sábado (20), o certificado de formação da Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A ação foi de iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras – SEMATUR em parceria com o Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA e Corpo de Bombeiros através do Programa Bahia Sem Fogo.
Essa ação faz parte do planejamento da SEMATUR, que foi apresentado ao Subcomitê de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Oeste da Bahia, visando somar esforços e recursos disponíveis para possibilitar uma ação rápida e eficaz na prevenção e combate aos incêndios florestais, auxiliando na manutenção da integridade dos recursos naturais.
O curso de formação teve a duração de quatro dias na sede da Associação dos Produtores do Assentamento da Ilha da Liberdade. Os participantes receberam noções de educação ambiental, legislação, fiscalização e licenciamento, para as atividades de prevenção, como também instruções de atendimento pré-hospitalar, táticas e técnicas de combate aos incêndios florestais, organização de materiais e oficinas com simulação de combate a incêndio com fogo real.
Participaram da entrega dos certificados, o secretário municipal de meio ambiente e turismo, Demósthenes Júnior, o diretor regional do INEMA, Saul Reis, juntamente com o Tenente Ramos, representando o 17º Grupamento Corpo de Bombeiros.
Para o secretário da SEMATUR, a integração entre setores público e privado é essencial na concretização das ações. “A gestão compartilhada e participativa, envolvendo parcerias entre as três esferas de governo, sociedade civil e o setor privado, é a melhor formar de alcançar os objetivos. Estamos à disposição e preparados para iniciar as ações preventivas e de combate aos incêndios florestais ”, garantiu Demósthenes Júnior.
O conhecimento auxiliará os moradores e novos brigadistas a combater focos de incêndio e a evitar que o fogo chegue até as áreas protegidas, de preservação permanente e reserva legal. “Para nós, o curso foi de suma importância, agora já sabemos como combater o fogo e principalmente como prevenir. Foi muito importante conhecer todas as técnicas, legislação e utilização dos equipamentos”, afirmou a presidente da Associação dos Produtores da Ilha da Liberdade, Andreia de Jesus.
Redes:

Uma adolescente é infectada pelo vírus HIV a cada três minutos, diz Unicef

Uma adolescente é infectada pelo vírus HIV a cada três minutos, diz Unicef
Foto: Reprodução / News Rondônia
A cada três minutos, uma adolescente de 15 anos a 19 anos é infectada com o vírus HIV. Elas representam dois terços das infecções em todo o mundo nesta faixa etária. Esses dados foram divulgados pela Unicef, nesta quarta-feira (25), durante a 22ª Conferência Internacional da Aids, que acontece em Amsterdã.

"Na maioria dos países, mulheres e meninas não têm acesso às informações e serviços necessários, nem têm a oportunidade de recusar sexo desprotegido", explicou a diretora-geral da entidade, Henrietta Fore. De acordo com o G1 Bem Estar, em 2017, 130 mil mortes de pessoas com menos de 20 anos tiveram ligação com a Aids. Outras 430 mil novas infecções por HIV ocorreram nessa faixa etária.

"Sabemos que isso está ligado ao status de inferioridade conferido às mulheres e meninas em todo o mundo", comentou a atriz sul-africana Charlize Theron. Ele esteve presente na conferência, onde a Unicef apresentou um relatório, citando "relações sexuais precoces, inclusive com homens mais velhos, relações forçadas, a relação de força que não permite dizer não, a pobreza e falta de acesso aos serviços de aconselhamento e exames" como fatores que colocam meninas em posição de risco.

A Sociedade Internacional sobre a Aids pontua ainda que quatro em cada 10 adolescentes africanas já sofreram violência física ou sexual por parte de um homem. De acordo com o G1, essa ONG denuncia a ausência de uma política de prevenção contra essas violências, além de trabalhar para proteger os jovens.
Redes:

Empresa faz lance único em leilão e arremata a Companhia de Energia do Piauí

Empresa faz lance único em leilão e arremata a Companhia de Energia do Piauí
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Única a dar lance, a Equatorial Energia comprou nesta quinta-feira (26) a Companhia de Energia do Piauí (Cepisa), no 1º leilão de privatização de distribuidoras controladas pela Eletrobras, realizado na sede da B3 (antiga BM&F Bovespa), em São Paulo. 
O leilão da Cepisa foi tratado pelo governo como primordial para dar uma sinalização positiva para o mercado e acionistas da Eletrobras. 

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, disse que "o objetivo do governo era começar" (o processo de venda das distribuidoras). Ele acrescentou ainda que a Equatorial é um grande grupo e bem preparado para atender o Piauí "com energia barata e de boa qualidade", uma vez que já está presente no Nordeste.
Redes:

Adab apreende em Luís Eduardo Magalhães gado transportado com GTA falsificada e sem nota fiscal

Da redação JornalNF, com informações e fotos da Adab
Uma fiscalização efetuada pela Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (Adab), apreendeu na manhã de ontem, 25, em Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, 165 bovinos que estavam sendo transportados em situação irregular, com Guia de Transporte Animal (GTA) falsificada e sem nota fiscal.
Esses animais estavam em três caminhões, 40 estavam vindo do Estados de Tocantins sem apresentar a documentação sanitária necessária para o trânsito e outros 75 bovinos tinham como origem o Estado de Goiás, porém com a documentação obtida de forma irregular de um criador de Luís Eduardo Magalhães. Outros 50 bovinos também foram apreendidos sem a documentação exigida para trânsito. Os animais foram encaminhados para um frigorífico em Barreiras e hoje pela manhã serão abatidos e os recursos provenientes da comercialização serão revertidos para o Fundo de Apoio à Pecuária do Estado da Bahia (Fundap).
 


Redes:

Governo deve cortar mais de R$ 5 bilhões de benefícios irregulares do INSS até fim do ano

Governo deve cortar mais de R$ 5 bilhões de benefícios irregulares do INSS até fim do ano
Foto: A Gazeta
Com os casos de irregularidades sendo investigados pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), mais de R$ 5 bilhões gastos em benefícios da Previdência deverão ser cortados até o fim deste ano. A medida é parte do trabalho de revisão de benefícios sociais, que é feito pelo Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais (CMAP).

 
Segundo informações da Agência Brasil, o secretário Federal de Controle Interno da CGU, Antônio Carlos Bezerra Leonel, disse que o número das pessoas que perderão seus benefícios ainda não é conhecido. O órgão também não divulgou quais são as irregularidades investigadas.

Mas nesta terça-feira (24), o governo anunciou a suspensão de 341.746 auxílios-doença e 108.512 aposentadorias por invalidez. De acordo com a publicação, esse número soma R$ 9,6 bilhões no pagamento do benefício acumulado entre o segundo semestre de 2016 e o dia 30 de junho de 2018. A expectativa é de que até o fim do ano, 552.998 auxílios-doença e 1.004.886 aposentadorias por invalidez sejam revisadas.
Redes:

Jequié: Vigilante de escola é morto em horário de saída de estudantes

Jequié: Vigilante de escola é morto em horário de saída de estudantes
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Um vigilante foi morto a tiros nesta terça-feira (24) em Jequié, no sudoeste baiano. Segundo o Blog do Marcos Frahm, o crime ocorreu por volta das 11h50 no Colégio Municipal Floripes Sodré. Jorge Dias Silva, de 41 anos, foi surpreendido por homens armados que dispararam contra o vigilante, que veio a óbito no local. Devido ao crime, as aulas na escola estão suspensas e voltarão a ocorrer na sexta-feira (27). Segundo informações da Secretaria da Educação de Jequié ao Bahia Notícias, o vigilante faz parte de uma cooperativa que presta serviço para a prefeitura e foi contratado há pouco tempo. No momento do crime, estudantes da escola eram liberados no turno da manhã, o que causou pânico no local. Após os disparos, os acusados fugiram a pé. Até esta quarta-feira (25) nenhum dos acusados foi encontrado.
Redes:

Dr. Bumbum atuou temporariamente como médico no Palácio do Planalto

Dr. Bumbum atuou temporariamente como médico no Palácio do Planalto
Foto: Reprodução / Facebook Bioplastia Médica
O médico Denis Furtado, mais conhecido como Dr. Bumbum, trabalhou na Presidência da República por 16 dias. Como médico do Exército, ele foi cedido pelo Hospital das Forças Armadas para a clínica geral do Palácio do Planalto, no período de 18 de setembro a 3 de outubro de 2008.

A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, mas o Planalto afirma que o médico não chegou a ter um vínculo formal com o Executivo Federal. No período em que esteve "emprestado" à Presidência, ele trabalhou na Coordenação de Saúde (Cosau) do órgão.

Segundo o G1 RJ, o coronel Henry Wender, da Secretaria-Geral da Presidência, disse que o médico não atendeu o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem os familiares dele. Além disso, o Dr. Bumbum não teria participado de eventos oficiais, atendido autoridades ou atuado de forma indevida durante os 15 anos em que foi médico da Força Armada.

Caso Dr. Bumbum
O médico virou caso de repercussão nacional depois que a bancária Lilian Quezia Calixto morreu. O óbito, no dia 15 de julho, foi em consequência de um procedimento estético feito um dia antes, no apartamento do Dr. Bumbum, no Rio de Janeiro. Furtado e a mãe, Maria de Fátima Barros, foram indiciados pelo crime cometido e presos na última quinta-feira (19) (veja aqui).

Apesar da fama nas redes sociais, quando o caso veio à tona se descobriu que o médico nem sequer poderia atuar no Estado, uma vez que ele só era credenciado pelos Conselhos Regionais de Medicina de Goiás e do Distrito Federal - este último já cassado. O mesmo acontece com Maria de Fátima, cujo registro para exercer a profissão havia sido cassado em 2015.

O Dr. Bumbum ainda tem uma ficha criminal extensa por um caso de homicídio, em 1997; porte ilegal de arma, em 2003; crime contra a ordem pública, também em 2013; resistência à prisão, em 2006 e 2007; exercício arbitrário da própria razão, que é quando a pessoa ultrapassa o limite da legítima defesa, em 2007; e violação de domicílio, em 2007. Além disso, ele é réu em mais de 10 processos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Redes:

Celular se torna principal forma de acesso à internet no Brasil, mostra pesquisa

Celular se torna principal forma de acesso à internet no Brasil, mostra pesquisa
Foto: Marcos Santos / USP Imagens
Pesquisa TIC Domicílios 2017 mostrou que a conexão à internet somente pelo celular se tornou a forma mais comum de navegar na web no Brasil. Divulgado nesta terça-feira (24), o levantamento foi produzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), vinculado às Nações Unidas e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. 

Em 2017, segundo a Agência Brasil, 49% dos lares brasileiros dependiam de um celular para acessar a rede mundial de computadores. O índice foi, pela primeira vez, superior aos domicílios que usam tanto dispositivos móveis quanto computadores de mesa (os chamados desktops) para se conectarem. Dos lares pesquisados, 19% acessavam a internet mas não possuíam computador.

A exclusividade da conexão móvel está mais presente nas classes de menor renda. Enquanto na classe A o índice de domicílios com acesso à web e computador é de 98%, nas classes D e E esse índice é de apenas 7%. Entre os usuários deste segmento, 80% dependem de um celular pra navegar. Essa prevalência se manifesta também nas áreas rurais (72%) e no recorte de gênero, estando presente mais entre mulheres (53%) do que entre homens (45%).

O fator socioeconômico foi confirmado pelos entrevistados como barreira. A dificuldade de pagar pelo serviço foi apontada como principal obstáculo à conexão, mencionado por 27% dos entrevistados. Os dados revelam desigualdade no acesso à internet em geral com índice na casa dos 30% nas classes D e E e em 99% na classe A.
Redes:

Governo da Bahia compra remédio à base de maconha para cumprir demanda judicial


por João Brandão
Governo da Bahia compra remédio à base de maconha para cumprir demanda judicial
Foto: Divulgação
O governo da Bahia, através da Secretaria estadual de Saúde (Sesab), comprou frascos de um medicamento feito à base do canabidiol, uma das substâncias derivadas da maconha (cannabis sativa).

Conforme o Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (25), o Canabidiol 60 mg/ml, extrato oral, frasco com 100 ml (6000 mg) foi adquirido por R$ 42.594,93. A empresa agraciada foi a Revivid LLC. 
De acordo com a licitação, a medida tem objetivo de “atender determinação judicial”.
Redes:

Guarda Civil Municipal de Riachão das Neves (BA) passa a ser chamada de Polícia Municipal


Por meio de elaboração de Projeto de Lei, na qual a Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais – FEBAGUAM, feito pelo GCM Alan Braga, a Câmara Municipal de Vereadores, por meio do seu presidente, Vereador Antônio Rodrigues dos Santos, promulgou a Lei Municipal nº 645/2017, aprovada pelos vereadores em plenário modificando a nomenclatura de Guarda Civil Municipal de Riachão das Neves para Polícia Municipal de Riachão das Neves.

Por meio desta Lei Municipal os agentes agora podem se identificar como agentes da Polícia Municipal de Riachão das Neves, assim como a identificação dos equipamentos podem ter o termo “polícia municipal”. A mudança para essa nomenclatura somente fez reconhecer os agentes da Guarda Civil Municipal de Riachão das Neves como fato são em termos de atribuições e competências pautadas perante a Lei Federal nº 13.022/14 e a sua atuação no município fortalecendo a segurança pública local juntamente com os demais órgãos desta área.



Fonte: Blog Bahia / FEBAGUAM
Redes:

O eclipse lunar mais longo do século XXI vai passar pelo planeta Terra nesta sexta-feira (27). Por uma hora e quarenta e dois minutos, o satélite ficará completamente escuro, na chamada "fase total". Depois disso, vai surgir a "Lua de sangue", fenômeno que dá à Lua um tom avermelhado.

Segundo informações do G1, esse tom é criado a partir da forma como as cores são "desviadas" ao passar pela atmosfera e também pela posição dos astros. No momento do eclipse, Sol, Terra e Lua ficarão alinhados, bloqueando os raios solares até o satélite. De acordo com a publicação, o eclipse vai começar às 16h30 do horário de Brasília, mas a Lua ainda não terá nascido no Brasil.

A fase total poderá ser mais contemplada em Recife, onde aparece das 17h15 às 18h13. Já a fase parcial, que é quando apenas um pedaço da Lua é coberto pela sombra, poderá ser visto em todo o país até 19h19. A dica para acompanhar o fenômeno é conferir o horário em que a Lua vai nascer em cada região e esperar em campo aberto. Em Salvador, a previsão é de que às 17h22, ela possa ser vista no céu.
Redes:

Estado da Bahia oferece 17 mil vagas em cursos técnicos de ensino médio

A Secretaria de Educação da Bahia abriu as inscrições para 17.310 vagas em cinquenta cursos técnicos, nos centros estaduais e territoriais de educação profissional, em 115 municípios.

Para se matricular o aluno deve apresentar uma versão original do histórico escolar; originais e cópias da carteira de identidade, do CPF e um comprovante de residência com data recente. As vagas estão disponíveis para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio, para os que ingressarão pela primeira vez ou os que possuem o Ensino Médio incompleto.

De acordo com as Secretaria, os alunos que foram classificados no sorteio eletrônico devem ir às unidades para as quais foram inscritos para realizar a matrícula. Nos demais casos, os interessados devem se dirigir às unidades com matrículas abertas. A lista das unidades está disponível no Portal da Educação.

A SEC liberou vagas nos cursos de técnico em administração, segurança do trabalho, logística, meio ambiente, agroecologia, agronegócios, enfermagem, nutrição e dietética, análises clínicas, gerência em saúde, cozinha, edificações, eletrotécnica, informática, manutenção e suporte em informática, eletromecânica, áudio e vídeo, dança, instrumento musical e manutenção automotiva.
Redes:

Não escolher médico por indicação e conhecer riscos reduz chance de problemas com plástica

por Cláudia Cardozo / Renata Farias

Não escolher médico por indicação e conhecer riscos reduz chance de problemas com plástica
Foto: Shutterstock
Procedimentos estéticos mal sucedidos podem causar danos, que vão desde cicatrizes indesejadas à morte. Casos extremos como o recente de Lilian Calixto (veja aqui), bancária de 46 anos que morreu após uma bioplastia com um médico famoso nas redes sociais, Denis Furtado, mais conhecido como "Doutor Bumbum". Mesmo quando não ocorre a morte, um resultado inesperado ainda traz sequelas às vítimas. A youtuber Camilla Uckers, por exemplo, entrou em depressão após ter graves reações a uma cirurgia nos glúteos (relembre aqui).

Na Bahia, casos semelhantes de erros médicos também acontecem. Este ano, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) condenou um cirurgião plástico a indenizar uma paciente em R$ 50 mil por erro durante uma lipoaspiração. Inicialmente, o médico foi condenado a pagar indenização em R$ 150 mil, mas o profissional recorreu da decisão, sob o argumento que não houve imperícia na cirurgia.

A primeira cirurgia, realizada em 1995, no valor de R$ 1,9 mil, deixou sequelas na paciente. No segundo procedimento, para reparar danos, as cicatrizes ficaram piores, e o umbigo da paciente ficou necrosado. Ela também passou a sentir dores na região operada. Esta última cirurgia custou R$ 400. A paciente relatou que o médico “tentou se eximir da culpa”, transferindo o insucesso dos procedimentos ao processo de cicatrização peculiar do organismo dela, mas apontando que o problema seria resolvido ao passar dos anos. Ela procurou outros profissionais que a informaram que os medicamentos poderiam lhe causar efeitos devastadores e não havia certeza de reversão do erro médico. A paciente precisou reduzir suas atividades de lazer, ficou impossibilitada de praticar atividades físicas e passou a sofrer com outros problemas de saúde. De acordo com o processo, um perito atestou que, diante da cirurgia, a paciente não poderia ter tido alta no mesmo dia.

Mas como evitar ou ao menos tentar prevenir que casos como esse aconteçam? De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica na Bahia (SBPC-BA), José Valber Meneses, o mais importante ao buscar um profissional é entrar em contato com o órgão responsável pela especialidade. “É importante nunca escolher um médico apenas por indicação de um colega. Claro que todo médico só mostra os casos bons para que o paciente queira realizar o procedimento”, alerta, em entrevista ao Bahia Notícias. "Hoje cada especialidade tem seu órgão, como a Sociedade de Cirurgia Plástica. O paciente deve estar esclarecido sobre isso, procurar o órgão, saber se o médico faz parte, se é especialista e tem condição de realizar o procedimento", reforça.

Por outro lado, em caso de erros em cirurgias, é necessária comprovação da responsabilidade do médico para solicitação de ação indenizatória. “A responsabilidade do médico é subjetiva e ela depende da comprovação da culpa. No caso, tem que estar comprovado que realmente o médico agiu com negligência, imperícia, na hora do procedimento médico”, explica o advogado Pedro Bahia, membro da comissão de saúde da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA).

A comprovação pode ser feita, segundo Bahia, a partir de um laudo médico de outro profissional especialista. "Se o procedimento padrão a ser realizado é um, e usou material inadequado, fez um corte no momento da cirurgia no local errado, isso tem que ser comprovado a partir de um relatório de outro médico. Esse outro profissional, que também deve trabalhar com a mesma cirurgia, faz um relatório do erro médico e informa se houve erro no procedimento ou não. Havendo erro, cabe sim ação indenizatória para reparação por danos morais e materiais". É importante ainda o registro da ocorrência junto ao Conselho Regional de Medicina, para que o responsável responda a processo administrativo.
Youtuber Camilla Uckers mostra reação a procedimento  | Foto: Reprodução / Instagram

SEQUELAS DO ERRO
Além de danos físicos, erros em procedimentos estéticos também podem afetar fortemente o psicológico do paciente, assim como no caso de Uckers. São comuns impactos pessoais e relacionais na vida das vítimas, afirma a psicóloga e professora Mônica Aguiar. “Isso pode ser difícil de superar. Pode causar inclusive depressão. A pessoa fica sem querer aceitar, e com razão, porque ela foi procurar uma melhora e piorou”.

A principal razão dos danos psicológicos nesses casos, de acordo com Mônica, é a expectativa em torno dos resultados. A situação é ainda pior quando a comunicação entre médico e paciente se dá de forma inadequada, levando a uma perspectiva equivocada em torno do procedimento. "Há uma expectativa gerada pelo paciente e a grande questão é que muitas vezes não há uma informação adequada ou ampla do médico para esse paciente. Às vezes, o médico até passa a informação, mas o paciente não consegue entender adequadamente", avalia. "No plano psicológico, ele vai ter que se adequar à morte simbólica de uma expectativa criada, ou seja, vai ter que assumir que não vai chegar aonde queria nessa questão. Há um luto que tem que ser elaborado, para que a pessoa possa conviver com a nova autoimagem. Essa é uma construção demorada", sugere, reforçando que o impacto em cada pessoa pode ser diferente.

O presidente da SBPC-BA concorda com a ressalva e acrescenta que a atenção à relação médico-paciente é importante até mesmo para a proteção do profissional. “É preciso esclarecer todos os detalhes, não criar expectativas, falar sobre a realidade do procedimento, o que é possível fazer, os resultados que podem ser obtidos. Não se deve prometer mágica”, diz.
Redes:

Juazeiro: Jovem desaparece após sair para sacar dinheiro; sumiço já dura 4 meses

Juazeiro: Jovem desaparece após sair para sacar dinheiro; sumiço já dura 4 meses
Foto: Reprodução / TV São Francisco
Uma mãe de um jovem de 21 anos morador de Juazeiro, no Vale do São Francisco, procura pelo paradeiro do filho desaparecido há quatro meses. Segundo a mãe de Marcos Costa Moraes, Rosa Maria da Costa Santos, o filho saiu de casa para sacar dinheiro e comprar uma passagem de ônibus. Desde então, o rapaz não foi mais visto. Conforme a TV São Francisco, Marcos morava em Juazeiro com a mãe e iria comprar a passagem para Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, para morar com o pai. A mãe relatou ainda que depois que o filho saiu de casa, ele foi visto uma vez ainda em Juazeiro. Uma queixa sobre o sumiço já foi feita na Polícia. O relato também já foi compartilhado pelas redes sociais, mas até o momento não há notícias sobre o jovem. A mãe ainda contou que Marcos deixou roupas e objetos que ela ainda guarda como lembranças do filho. 
Redes:

Ipiaú-BA: Idoso encontrado morto com calcinha na cabeça infartou durante sexo com menor


Raimundo Oliveira Silva tinha 64 anos e morava sozinho (Foto: Giro Ipiaú)


O idoso Raimundo Oliveira Silva, de 64 anos, encontrado morto na manhã do ultimo domingo (22), dentro de sua residência, foi vítima de um infarto fulminante, aponta laudo do Instituto Médico Legal (IML). A informação foi confirmada ao Giro Ipiaú pelo delegado titular de Ipiaú – Rodrigo Fernando. O idoso foi encontrado despido, caído ao chão, e com uma calcinha enrolada na cabeça e tampando o nariz. Uma camisola também foi encontrada no local, segundo informou um policial à nossa reportagem. O delegado disse que moradores da localidade afirmaram que o idoso, antes de morrer, estaria mantendo relações como uma “noia”, não identificada. A causa do infarto pode ter ligação com algum medicamento. O corpo do idoso que morava sozinho na Rua Noélio Coelho foi encontrado pelo filho, um adolescente de 15 anos, que mora com a mãe no mesmo bairro. Não há informações sobre o sepultamento.

Corpo encontrado no domingo

Um idoso de 64 anos foi encontrado morto dentro de sua residência na manhã desse domingo (22). O corpo foi encontrado pelo filho do homem, um adolescente de 15 anos, no imóvel localizado na Rua Noélio Coelho, bairro São José Operário, próximo a Praça Amâncio Félix. Conforme populares informaram ao GIRO, o idoso morava sozinho. Raimundo Oliveira da Silva foi encontrado despido, no chão, ao lado de um aparelho de TV e de um aparelho de DVD. Uma calcinha foi encontrada amarrada na cabeça e cobrindo o nariz do homem. Ainda no imóvel, segundo informou a PM, foi localizada uma camisola em cima de uma mesa. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié foi acionado para realizar a perícia no local e encaminhar o corpo para o IML. A Polícia Civil irá investigar o caso.
Redes:

Milagres-BA: Após ser chamado atenção por remexer túmulo, homem é preso por ameaçar coveiro


Um homem foi preso após ameaçar de morte o funcionário de um cemitério, na cidade de Milagres, a cerca de 230 km de Salvador, depois que o rapaz o chamou atenção por ele estar remexendo em uma cova. O caso ocorreu no domingo (22).

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), José João Pereira procurou a Base Avançada da Cipe Chapada, em Milagres, para prestar queixa contra Alex Sandro Costa Oliveira Cardozo.

Ainda de acordo com a SSP, os policiais militares flagraram Alex ao sair de casa com uma arma, pólvora e um facão. O homem confessou para a polícia que pretendia atacar o funcionário municipal.

Conforme a SSP, Alex foi levado para a Delegacia Territorial de Milagres, onde o caso foi registrado. (G1/BA)
Redes:

Vídeo: Batida entre Ambulância e Ecosport deixa quatro mortos no sertão da Paraíba.



Um grave acidente, envolvendo uma ambulância da Prefeitura Municipal de Conceição, que colidiu frontalmente com um carro modelo Ecosport, com placa de Itaporanga, deixou 4 pessoas mortas, na rodovia 361, nas proximidades de Catingueira no sertão da Paraíba.

O Ford Ecosport é pertencente a gerente da Caixa Econômica Federal, em Patos, Lucilene Maria, que é natural da cidade de Itaporanga. Com ela estava seu marido e possivelmente outra pessoa. Segundo as informações Lucilene morreu presa nas ferragens. Luiz Carlos, seu marido, conseguiu sair do veículo e passa bem. Ele teve escoriações pelo corpo.

A ambulância incendiou logo após a colisão. Depois do acidente, moradores tentaram socorrer as vítimas. Um morador percebeu a ambulância pegando fogo e ainda conseguiu tirar duas vítimas de dentro, mas o motorista acabou ficando preso e tendo o corpo queimado.

Ainda na tarde deste domingo (22), equipes da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Instituto de Polícia Científica estiveram no local, retirando o corpo da mulher do carro e realizando procedimentos de perícia.

Nomes das vítimas:

Lenilda Inácio Cardoso (de Conceição).

Francisco Erivaldo de Moraes, 43 anos, agricultor (de Conceição).

Jamilson Mangueira, 37 anos, motorista e ex-jogador de futebol, com passagem pelo Cruzeirode Itaporanga (de Conceição).

Lucilene Maria, 35 anos, de Itaporanga e gerente geral da Caixa Econômica Federal em Patos.(Fonte: Vale do Piancó Notícias)

Vídeo abaixo:
Redes:

Em defesa do Velho Chico, Bispo de Bom Jesus da Lapa navega pelo Rio São Francisco no município de Carinhanha e escuta ribeirinhos

O rio São Francisco é um dos maiores do Brasil. O Velho Chico, como é conhecido, é responsável por matar a sede da população, provê-la de peixes e, através de suas águas, impulsionar a agricultura irrigada pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Mas nem tudo está equilibrado. Um conjunto de fatores está colocando em risco a existência desse importante manancial brasileiro. Há vários anos, sua perenidade está ameaçada, seja pela ação do homem ou pelas mudanças climáticas. O perigo é real. O rio São Francisco ‘pede socorro’!

Sobre esse tema, vários bispos católicos de dioceses que fazem parte da Bacia Hidrográfica do São Francisco estão se mobilizando para auxiliar com ações visando reverter esse cenário.
Com a missão de conhecer a realidade do Rio São Francisco, ouvir as comunidades ribeirinhas da Diocese de Bom Jesus da Lapa e elaborar uma posição pastoral  em defesa e pela revitalização do Velho Chico, uma equipe, formada por representantes da Diocese de Bom Jesus da Lapa, da CPT, da UNEB e de profissionais da imprensa, percorreu no último dia 11 de julho, todo percurso do rio São Francisco no município de Carinhanha.

Utilizando pequenas embarcações, as únicas que conseguem navegar na região, os integrantes dessa equipe visitaram e ouviram as comunidades ribeirinhas, incluindo quilombolas que residem na região.

Entre os principais problemas visualizados pelos integrantes do grupo, no trecho que corta o município de Carinhanha, encontram-se a derrubada da mata ciliar, a poluição, o assoreamento e a falta de condições para navegação pelo Rio São Francisco. A exceção é para os barcos menores.

Esse foi justamente o motivo que obrigou a equipe a se dividir. Em função da pouca profundidade, inviabilizando o uso de um barco maior, os membros do grupo utilizaram três barcos pequenos, os únicos capazes de navegar naquele trecho do rio. Esse desafio tornou a viagem mais perigosa. Mesmo os condutores conhecendo bem os trechos navegáveis, em vários pontos, as embarcações precisaram ser impulsionadas com remos.  Cenário que preocupa os moradores das comunidades ribeirinhas próximas ao rio na região de Carinhanha.

A comunidade do Bebedouro foi o primeiro ponto de parada da expedição. Lá foi feito um momento de oração e de reflexão na sede da Associação dos Pequenos Produtores da localidade. A população local, além de receber o grupo com festa, também preparou um café da manhã. Durante o momento de apresentação, todos os relatos demostraram a mesma angustia e preocupação com o rio, que serve de sustento àquelas famílias.

Dom João fez um momento de oração com os moradores, destacando a importância e história do São Francisco. Ele lembrou que a missão de navegar pelo Velho Chico e visitar as comunidades Ribeirinhas foi fruto do 1º Encontro dos Bispos da Bacia do São Francisco, realizado em Bom Jesus da Lapa no ano passado. No qual, os bispos lançaram a “Carta da Lapa”, comprometendo-se em promover ações, em suas Dioceses, em defesa do São Francisco e realizar trabalhos visando salvar o rio. O Bispo de Bom Jesus da Lapa destacou, ainda, que uma cartilha, pensada no encontro, será publicada até o final do ano chamando a atenção dos fiéis para a situação do Rio e finalizou com a leitura bíblica do segundo capítulo do Livro de Gênesis, versículos de 8 a 17.

O Senhor Moisés Barbosa, aposentado, morador da localidade do Bebedouro, destacou que o Velho Chico apresentava outro cenário no passado, mas hoje vive sofrendo com a falta de água e as agressões ao longo das suas margens.

“Sobre o rio, se a gente for avaliar a uns 20 anos atrás, é lamentável o que a gente tá vendo hoje. A situação do rio é muito ruim, e a gente está sempre com essa preocupação de dizer para o pessoal sobre a situação do rio, que é a nossa vida, e é a vida de todos  os ribeirinhos. Do jeito que está indo, nossos filhos e nossos netos não vão ver esse rio da forma que a gente vivenciou”, disse João Lopes, pescador e integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, representante da comunidade do Bebedouro.

Ele destacou, ainda, que várias espécies de peixes estão desaparecendo do rio São Francisco, mesmo a região sendo uma das melhores para pescar. “Tem lugar hoje aí, se a gente fosse atravessar, põe o remo no lugar e ele não tomava pé. Hoje, o remo tá no meio, um remo de 15 palmos. Então, a situação do rio é crítica, é lamentável. Muita gente diz que é assim mesmo e que toda vida foi assim. Não existe isso. A gente vê todo ano como o rio tem diminuído o volume de água”, finalizou.

Outras representações frisaram a importância da presença do Bispo, que visitou a localidade pela primeira vez. Lembraram que, em 1993, Dom Luís Flávio Cappio, atual bispo de Barra, passou na localidade em peregrinação, ouvindo os moradores e conhecendo a realidade do rio. “Quando o pessoal fala da peregrinação de Dom Luiz Cappio, ele não estava sozinho, estava com mais três peregrinos: o Adriano Martins, um sociólogo; o Orlando, um garimpeiro e a Irmã Conceição, uma religiosa. Eles caminharam durante um ano, desde a nascente do São Francisco na Canastra. Saíram de lá no dia 04 de outubro de 1993 e chegaram à foz do São Francisco, em Sergipe e Alagoas, no dia 04 de outubro de 1994. Foi um ano de peregrinação, passando pelas comunidades ribeirinhas, fazendo isso que nós estamos fazendo hoje, trechos de barco e trecho a pé”, complementou Samuel Brito.

Além do Bebedouro, foi feito uma visita no Angico, Três Ilhas, Barra do Paratéca e Estreito. Nessas comunidades, o povo apresentou os seus clamores diante da decadência do Velho Chico. Diversas histórias foram relatadas por quem se encantou com as águas do rio. Hoje só se vê tristeza. Como o senhor Erotildes da comunidade do Estreito, que fala com tristeza, diante da realidade vivenciada pela comunidade. “Hoje o rio São Francisco está com quase 100 km, virou um prato, e as enchentes quando vem, não sobe no barranco. Peixe não acha, as cabeceiras dele, soterrou. Do jeito que tá indo, acabou, o Velho Chico, tá bem devagar”, disse.

Ele falou que um dos fatores da crise do São Francisco é a falta de chuva nas cabeceiras e as ações dos grandes empreendimentos. “Não tem chuva, e os grandes estão derrubando tudo lá em cima, e quando reclama, vem e diz que não pode desmatar. E quem paga o pato é os pequenos, e os grandes sempre comendo por fora, e os pequenos sempre reclamado”, finalizou.A realidade, as preocupações e observações apresentadas pelo povo ribeirinho foram ouvidas de perto pelo Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa. Sobre o percurso realizado, Dom João destacou a receptividade e o contato com as comunidades. “Foi muito importante o contato e gratificante a receptividade que nós recebemos por parte das pessoas que nos acolheram nessas comunidades. A sensibilidade que os ribeirinhos, os barranqueiros, os moradores da beira do Rio São Francisco, especialmente nesse trecho percorrido, têm sobre a importância do São Francisco para a vida deles”.

A exemplo de dona Eudoxia Gonçalves dos Santos, a Dona Doxinha, que nasceu e cresceu na beira do São Francisco e que carrega a cultura ribeirinha por meio das músicas.
Dom João enfatizou que as populações ribeirinhas têm uma relação íntima com o São Francisco, que representa a sua própria vida diretamente ligada ao contexto do rio. “Quando nós falamos da vida, dizemos em todas as suas dimensões. Como escutei de uma moradora, ‘se morre o rio São Francisco, morre também o ribeirinho’. Não estamos falando apenas da vida biológica.  Se morre o rio, morrem o ribeirinho, sua cultura e uma forma de vida; desaparecem as formas de expressão de um modo de vida. Se o rio pouco a pouco vai se extinguido e se exaurindo, também com ele vai morrendo lentamente uma tradição, uma religião. Pouco a pouco vão desaparecendo uma forma de vida, uma cultura, religiosidade e tradições”, pontou o religioso.

O bispo também falou que, nessa primeira expedição, foi possível observar alguns fatores importantes causadores de impactos no Rio São Francisco. “Esse primeiro momento mostrou algumas práticas, que são preocupantes. É verdade que nós percorremos a calha do rio. A água não nasce ali na calha do rio, a água vem de outros afluentes, que por sua vez são abastecidos de outros pequenos afluentes, que são alimentados pela água que está no subsolo, no subterrâneo. Que foi acumulada durante vários anos pelas chuvas que foram caindo e infiltrando o solo, formando o reservatório subterrâneo que mantem a perenidade do rio e o seu nível. Percebemos que a mudança das condições do rio, de um lado, foi provocada pelo desmatamento. Vimos essa realidade claramente ao longo do rio, o desmatamento da mata ciliar causou grande parte do assoreamento. Por outro lado, há ainda o problema da poluição. Infelizmente, causada também por quem mora na beira do rio. Quem mora à beira do rio deveria ser mais cuidadoso com o São Francisco. Os ribeirinhos percebem a questão da poluição, quando falam que tem um período do ano, que não aguentam o mal cheio que exala do rio, devido aos peixes que morrem em função da poluição”, explicou.
Dom João afirmou que além desses fatores observados, tem outros preocupantes, como a retirada da água do rio São Francisco de forma desequilibrada para a irrigação. O mais preocupante não é tanto a retirada da água na calha do rio, mas a retirada da água nas regiões de recarga, em especial, próxima às nascentes. O que provoca a diminuição acentuada das águas do Velho Chico. “Há trechos do rio que não são mais navegáveis. Nós só conseguimos fazer o trajeto de Carinhanha porque foi em canoa, em pequenos barcos e, também, porque as pessoas que nos conduziram são pescadores, têm uma familiaridade grande com o rio e sabem em quais canais atravessar para não ficar encalhado”, disse.
O bispo de Bom Jesus da Lapa finalizou dizendo que foi uma experiência muito enriquecedora navegar sobre o rio São Francisco e ouvir as comunidades ribeirinhas.  Não dá para discutir a realidade ambiental do Velho Chico na região, sem entender os fatores que estão interligados com seu povo e sem conhecer o contexto da sua bacia.

A próxima etapa do trabalho será na região de Serra do Ramalho e todo o material coletado servirá de base para a formulação de propostas para o desenvolvimento de ações coletivas em prol do Rio São Francisco e das famílias ribeirinhas.

Fonte: Blog Bahia / Bom Jesus da Lapa Notícias
Redes:

ALÔ SÃO DESIDÉRIO!!! A LOCOMOTIVA ESTA VOLTANDO

PLAVEL PLACAS EM BARREIRAS

Resultado de imagem para fotos da plavel placas em barreiras

TV BARREIRAS 24 HORAS ACOMPANHA REALIZAÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA O CORONAVÍRUS EM BARREIRAS

PATROCINADOS

SEMED
ATAIDE

Anuncio!

 http://www.templateparablogspot.com/

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog