Moradores das comunidades de Val e Novaci, município de Cocos, oeste da Bahia fecharam um trecho da BR-135 entre Cocos e Montalvânia na manhã de ontem terça-feira dia (30) de julho, onde deixaram totalmente restrita a passagem de veículos.
De acordo informado ao Alerta Bahia, o motivo dessa ação, é que fazendeiros fecharam um trecho da mesma via, que a muito tempo era usado pela população, e em protesto populares bloquearam outra parte mais movimentada da BR que fica próximo à ponte do rio Itaguarí, bloqueio esse que impede a passagem de todos.
Segundo coquenses ouvidos pela reportagem, com o fechamento da via feito pelos fazendeiros, foi interrompida a passagem de muitos moradores, e que as pessoas prejudicadas procuraram muitos meios para solucionar, porém ainda não foram atendidos, o que motivou o protesto.
“Nós fizemos uma reunião, fomos a delegacia, fizemos uma abaixo assinado, e com a baixo assinado retornamos a Polícia Civil para registro de ocorrência”.
“Eles fecharam e ficaram gozando da nossa cara, falando que só tiravam o bloqueio se a justiça mandasse, e como Cocos não tem comarca, isso pode demorar muito, e nós não podemos esperar”, disse um participante do movimento.
A BR-135 pertence ao governo Federal, e o Alerta Bahia procurou a superintendência do DNIT, assim que enformados do bloqueio pela nossa reportagem o órgão encaminhou dois engenheiros para o local, que conversará com as partes para solicitar a liberação completa da via.
Ainda segundo o DNIT, tanto um bloqueio quanto o outro devem ser retirados.
Os engenheiros saíram de Barreiras nessa manhã, mas chegam ainda hoje ao município.
“O trecho bloqueado pelos fazendeiros não é privado e por isso eles não podem manter fechado, devem retirar o bloqueio” disse o superintendente.
Segundo manifestantes, a prefeitura está ciente, mas ainda não se manifestou e que inclusive vereadores e prefeito foram convidados.
Questionado quando termina a manifestação, populares disseram que somente quando o outro bloqueio for retirado.
Tentamos contato com o prefeito via telefone, porém a ligação não foi atendida.
Também tentamos contato com alguns vereadores, mas as ligações não foram completadas.
O trecho velho da BR-135 ande foi bloqueado pelos fazendeiros será passado futuramente para o município, antes ou após concluir a nova via. (Fonte: Alerta Bahia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário