Moradores de Barreiras são orientados sobre importância do sistema de esgotamento sanitário durante Semana da Água ~ Jornal Barreiras 24 Horas

Moradores de Barreiras são orientados sobre importância do sistema de esgotamento sanitário durante Semana da Água

Os moradores do bairro Santa Luzia, em Barreiras, foram orientados, na última sexta-feira (23), sobre a importância de executar corretamente a ligação do imóvel à rede coletora de esgoto, quando ela estiver disponível na rua. A blitz educativa integrou a programação da Semana da Água de Barreiras, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) e Embasa, com o apoio dos profissionais do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC). Cerca de dois mil panfletos foram entregues à população, explicando como direcionar o esgoto à rede pública de esgotamento sanitário, em vez de lançá-lo na rua, nos córregos ou na rede de drenagem de água de chuva, causando poluição dos recursos hídricos.

“Ter um sistema de esgotamento em operação é uma questão de saúde pública, que traz efeitos diretos na melhoria do ambiente e na redução de doenças. Ao levar o esgoto para tratamento, os moradores deixam de poluir os lençóis freáticos e os rios”, explica a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, que integrou a ação da Semana da Água. Barreiras conta atualmente com 33.436 ligações e superou a cobertura de 60% da sede municipal atendida com o sistema de esgoto.



Na oportunidade, os mobilizadores também alertaram para a importância de se destinar a água das chuvas que cai sobre o imóvel para um sistema próprio de drenagem ou para a via pública, e não para a rede de esgoto. “Além disso, lugar de lixo é no lixo. Papel higiênico, cotonete, cabelo, restos de comida, gordura... nada disso deve ser jogado na rede de esgoto, pois isso provoca obstruções e extravasamentos na rede da Embasa, além de aumentar o custo da operação, já que exige a realização de constantes desobstruções”, explica o gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade.

Combate a perdas – Na quinta-feira (22), no Dia Mundial da Água, a Embasa apresentou a palestra “Cuide da Água: Proteja a Vida” na Escola Municipal da Santa Luzia. A atividade mobilizou em três turnos cerca de 700 estudantes que se mostraram interessados sobre o funcionamento do sistema de abastecimento, que capta, trata e distribui água para cerca de 50 mil imóveis na sede municipal e mais 20 povoados de Barreiras. Por meio de análises realizadas a cada duas horas, a empresa garante que a água é distribuída dentro dos parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, sendo fiscalizado pela Vigilância Sanitária Municipal e Estadual.



“Também reforçamos a importância da comunidade no combate a perdas de água, ao corrigir vazamentos dentro do imóvel e comunicar a Embasa em caso de rompimentos da tubulação na rede distribuidora nas ruas. Outra ação essencial é denunciar aqueles que furtam água, prejudicando o abastecimento de todos no bairro”, esclareceu a assistente social Geisa Mendes. Para comunicar possíveis fraudes ou vazamentos na rede de água, a população pode entrar em contato pelo 0800 0555 195 ou diretamente na loja de atendimento da empresa.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)
Redes:

Nenhum comentário:

ALÔ SÃO DESIDÉRIO!!! A LOCOMOTIVA ESTA VOLTANDO

PLAVEL PLACAS EM BARREIRAS

Resultado de imagem para fotos da plavel placas em barreiras

TV BARREIRAS 24 HORAS ACOMPANHA REALIZAÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA O CORONAVÍRUS EM BARREIRAS

PATROCINADOS

SEMED
ATAIDE

Anuncio!

 http://www.templateparablogspot.com/

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog