A tradicional Festa de Iemanjá e Oxum está confirmada para dia 02 de fevereiro em Barreiras, o evento, realizado pela Associação Barreirense de Candomblé e Umbanda (Abuc), tem a parceria da Prefeitura Municipal que dará o apoio de infraestrutura, com segurança, iluminação, limpeza e transporte.
A Coordenação de Cultura está trabalhando para deixar o circuito da festa pronto e em boas condições para o evento. “Este ano serão duas rampas de acesso ao Rio Grande, uma em frente à Praça Deodoro da Fonseca e outra, em frente à Landulpho Alves, solicitamos à Secretaria de Infraestrutura a limpeza, colocação de areia, iluminação e segurança com guarda corpo nestes locais”, explica Emília Moreno, coordenadora de Cultura.
A programação organizada pela Abuc prevê três dias de comemoração com início na terça-feira, 31, às 19 horas, durante uma sessão na Câmara de Vereadores com a troca de estandarte que passará do Terreiro Casa Branca (de Mestre Nego) para o São Jorge Guerreiro, fundado por mãe Nicinha, precursora dos festejos na cidade.
Na quarta-feira, 01, também às 19h as atividades serão na Ufob, com o encontro de Ogãs (cargo daqueles que tocam os tambores), apresentação de danças afro e a palestra sobre intolerância religiosa “Não chute porque é minha macumba”, por Ari Fernandes.
E no dia oficial, 02 de fevereiro, uma concentração a partir das 4:30 horas no Terreiro São Jorge Guerreiro reunirá os adeptos que sairão em carreata até o Cais, e lá realizam um ato litúrgico anunciando a festa. Às 15 horas uma roda de capoeira e dança afro abrem o momento mais esperado por devotos e adeptos.
Às 17 horas o cortejo terrestre sai em direção à Praça Landupho Alves. Neste horário o cortejo fluvial com as imagens dos orixás sobe o Rio Grande e encontra o cortejo terrestre na rampa do cais. Às margens do Rio Grande serão feitas as entregas das oferendas pelo público. O evento será finalizado com uma grande roda (xirê), onde pais e mães de santo abençoarão os participantes.
Ascom/PMB 26.01.2017