O movimento ocorreu durante a cerimônia de inauguração do sistema de água doce em Missão do Aricobé, nesta sexta-feira, 21, onde dezenas de moradores levaram faixas e cartazes, pedindo apoio ao governador Rui Costa, para não deixar a comarca ser desativada.
O governador esteve no município entregando Cadastro Ambiental Rural e sistema de água a 809 propriedades de pequenos produtores do oeste baiano, que a partir de agora estão aptas a produzir com financiamento. No evento, realizado no município de Angical, no povoado de Missões do Aricobé, o governador Rui Costa ainda entregou um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), alimentado pela estrutura do Sistema Integrado de Abastecimento que capta água no Rio Grande e beneficia também os municípios e Cotegipe e Cristópolis.
Ainda em Missões, Rui visitou o anexo do Colégio Estadual Aparício José da Silva e entregou dois tratores para pequenos produtores da região. Segundo ele, a meta do Governo do Estado é aumentar a produção dos agricultores familiares. “Estamos investindo nesses certificados ambientais e tratores porque se essas 3 milhões de pessoas que vivem da agricultura familiar na Bahia começarem a produzir mais e ganhar mais, elas vão gastar esse dinheiro no comércio, que vai contratar mais gente, girando a roda da economia. É por isso que estamos investindo mais de R$ 300 milhões em apoio à agricultura familiar”, afirmou o governador.
Obrigatório para todos os imóveis rurais, o CAR busca compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A partir de dezembro de 2017, ele passa a ser exigido pelas instituições financeiras para a concessão de crédito agrícola. O registro gratuito, de natureza declaratória e obrigatória, constitui o Sistema Estadual de Informações Ambientais (SEIA).
Na ocasião, Rui destacou que abastecimento e saneamento são compromissos do Governo do Estado. “Eu assumi o governo em 2015 e criei uma secretaria somente para cuidar desse assunto. Esta obra que entrego aqui hoje não é barata. São 29 milhões em investimentos, mas são recursos muito bem aplicados. Água é sinônimo de vida e de saúde”.
Também acompanharam as entregas em Angical os secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e da Agricultura, Vitor Bonfim.
Informações e fotos: ASCOM/Governo da Bahia/Internauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário