O Ministério da Justiça anunciou nesta sexta-feira (21) que abriu investigação para apurar a conduta das empresas aéreas Latam e Azul, depois que passageiros ficaram retidos em Bariloche, na Argentina, em razão da nevasca que afetou a Região Sul do Continente.
De acordo com o relato recebido pela pasta, cerca de 9 mil pessoas foram afetados e estariam sem assistência adequada. O ministério, via Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, acionou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério das Relações Exteriores para obter dados atualizados sobre a situação no aeroporto argentino e o tratamento dado às pessoas envolvidas.
As duas empresas foram notificadas para apresentar as medidas tomadas com relação à assistência aos brasileiros e as ações para atender às demandas dos passageiros.
O caso
Nos dias 14 e 15 deste mês, alta temporada na região, passageiros brasileiros relataram, por meio de redes sociais, caos no aeroporto em Bariloche. Os relatos apontam falhas no fornecimento de informação e suporte aos passageiros pela Latam e pela Azul. Na ocasião, a temperatura local chegou a -24,5°C e provocou o fechamento do aeroporto e o consequente atraso nos pousos e decolagens.
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