Em entrevista aos apresentadores, Aílton pereira e Edivaldo Costa na radio vale do rio grande, no programa visão politica nesta sexta-feira (13), a prefeita de Baianópolis
Jandira Xavier, esteve acompanhada do seu vice Weber Febrônio e dos secretários de
governo Teixeira da secretaria de finanças,
Afonso Soares da comunicação, Chefe de gabinete, Adriano Rodrigues, e do
controlador do município Alberto, relataram sobre as dívidas e os problemas encontrados
nesses 13 dias na administração da Prefeitura de Baianópolis.
Segundo a prefeita, são várias pendência e vários pagamentos atrasados a se fazer, não só os concursados, mas inclusive aos ex-funcionários contratados do município que não são de responsabilidade da atual gestão da prefeita Jandira, alguns amigos do ex-reitor receberam e outros não, e não houve ainda uma identificação dessas pessoas e dos respectivos pagamentos. Fazendo contato com o banco foi fornecido o extrato do valor que foi deixado, apenas quinhentos mil reais, enquanto a folha de pagamento dos funcionários é de um milhão e quinhentos mil reais (1.500,000) reais, além do sequestro de uma parte vinda da repatriação por conta do atraso do INSS que o ex-gestor não vinha depositando, e que ela acredita que ainda haverá mais dois sequestros nos próximos repasses e que irá inviabilizar mais ainda o inicio desta administração. O setor responsável na prefeitura o RH também não conseguiu analisar a folha devido a alguns acontecimentos em relação aos computadores que ficaram alguns desarmados, e além disto, foi encontrado ás folhas queimadas em uma estrada vicinal do município, agora vai ser necessário, primeiro montar todos esses equipamentos e botar para funcionar para que a equipe possa encontrar a verdadeira realidade.
Para pagar, a nova administração fala que precisa fazer um levantamento e analisar caso a caso, pois se não as tiver todos os casos nas mãos e fizer os pagamentos nas escuras, a justiça poderá penaliza-la, e de acordo a prefeita ela não pode pagar sem ter informações básicas.
Segundo o secretário Teixeira, o quadro que foi encontrado foi deplorável, deprimente por conta do descaso com a coisa pública e com a cidade. Teixeira ainda relatou que a prefeita tem cobrado insistentemente para todos da sua equipe que precisam solucionar esses problemas com urgência , entretanto o grande entrave tem sido a falta de informações por conta dos arquivos apagados.
“Não se tem registros confiáveis do que de fato ocorreu, e não se sabe ao certo o que foi deixado para serem pagos no início dessa gestão, não se tem um saldo positivo das contas no município que de para quitar os débitos.” Declarou o secretário Teixeira.
DIVIDAS:
Referente às dívidas que o município vem enfrentando foram informados que são das mais diversas e que aos poucos à medida que os fornecedores e credores comparecem a prefeitura e respondem as solicitações do município sobre a existência débitos, e que a gestão tem se baseado nas proporções da situação.
“Além disso, nos deparamos com alguns parcelamentos de débitos com alguns órgãos Coelba, Embasa com outras dívidas que tem inviabilizado a gestão.
Somado a isso tudo, um bloqueio pelo INSS de mais de R$ 800 mil reais dos recursos do FPM - Fundo de Participação dos Municípios que seriam creditados no município no último dia (10). Então o quadro é de calamidade pode assim dizer.” Finalizou Jandira.
A Prefeita Jandira falou que em relação ao bloqueio pelo INSS o não pagamento pelo órgão, foi de quase R$ 800 mil, a prefeitura tem também para o dia (20), outra programação de outros recursos que iram entrar e se a administração não conseguir junto à receita federal um parcelamento até o referido dia, esses recursos poderão ser também bloqueados. O que inviabilizará todo movimento da Prefeitura.
De acordo com a prefeita Jandira, essa dívida existe porque o INSS não foi pago nos últimos meses de 2016 que era obrigação do antigo gestor deixar as contas liquidadas, ele teria até 31 de dezembro para deixar todas as pendências financeiras do município finalizadas. Sob pena de responder perante a Lei de responsabilidade fiscal e os órgãos de controle por não ter entregue as contas do município fechadas como a Lei Impõe.
SAÚDE: PSF DO POVOADO DE TÁBUA.
Jandira relatou sobre a retirada de equipamentos do posto de saúde da
região da tábua, no fim da última gestão, segundo ela o prédio ficou sem alguns
equipamentos, dentários, pois irresponsavelmente sem nenhuma explicação para com
a sociedade algumas coisas foram retiradas do PSF e levadas não se sabem ainda
se foi por falta de pagamentos ou eram alugados, estamos averiguando o caso. Agora
para que o funcionamento do posto de saúde da família continue, vai ser necessária
a compra de outros referidos objetos.
N final a prefeita pediu para que todos tenham um pouco de compreensão e que aguardassem mais que a mesma fará todos os esforços para quitar as dividas junto aos senhores servidores e fornecedores devidamente legalizados. Aqueles que realmente prestaram serviços com suas empresas e não receberam pela antiga gestão, a gente vai cumprir depois de uma minuciosa.
N final a prefeita pediu para que todos tenham um pouco de compreensão e que aguardassem mais que a mesma fará todos os esforços para quitar as dividas junto aos senhores servidores e fornecedores devidamente legalizados. Aqueles que realmente prestaram serviços com suas empresas e não receberam pela antiga gestão, a gente vai cumprir depois de uma minuciosa.
Apreciação feitas pelos nossos auditores. finalizou a nova gestora
Jandira Xavier.
Por Vanderlan Caldas, Blog Barreiras 24 horas.com