“Tenho um filho com oito anos de idade. Aos três meses, percebemos que ele havia nascido com um problema congênito nos lábios, levamos ao médico e ele nos informou que o tratamento dele deveria ser em Salvador, pois aqui não tinha essa especialidade. Desde então, viajamos frequentemente para consultas e procedimentos cirúrgico. Fazemos parte do Tratamento Fora de Domicílio há oito anos e, em janeiro desse ano, foi a primeira vez que conseguimos o benefício de deslocamento”, disse a dona de casa, Cidália Novaes, moradora da localidade de Lagoa do Oscar, durante a 1ª Reunião com pacientes do Programa de Tratamento Fora do Domicílio –TFD, realizada pela a Prefeitura de Cristópolis, através da Secretaria de Saúde, na última quarta-feira, 15, na Câmara de Vereadores.
A reunião teve como objetivo apresentar normas e a portaria do TDF aos pacientes cadastrados no programa, que já atende cerca de 60 pacientes do município de Cristópolis e visa garantir, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem, por falta de condições técnicas. Assim, o TFD consiste em garantir o encaminhamento do usuário, através de benefícios (deslocamento e ajuda de custo), para tratamento médico em outra localidade, quando esgotados todos os meios de atendimento onde reside, e em alguns casos, também ao acompanhante.
De acordo com a secretária de saúde, Jusceni Nascimento, o Programa oferece: passagens de ida e volta – aos pacientes e se necessário a acompanhantes, para que possam se deslocar até onde será realizado o tratamento e retornar à sua cidade de origem; ajuda de custo para alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante, enquanto durar o tratamento.
Durante a reunião foi apresentada a Comissão Municipal de TFD em Cristópolis, constituída na portaria nº 47, de 02 de janeiro de 2017 e formada pelo médico, Paulo Luís Rocha, o enfermeiro Ari Donizete Jr., a assistente social Graciete Teixeira e a assistente administrativa Maria Aparecida Pereira. “Essa comissão ficará responsável por analisar cada solicitação de inclusão ao programa”, disse a secretária.
Uma das orientações dada aos pacientes, foi a respeito da atualização do cadastro. Segundo a diretora da divisão de saúde, Nádia Caitano, os pacientes cadastrados, deverão procurar a Secretaria de Saúde, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14 às 17, munidos de todos os documentos exigidos pelo Programa. Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria de Saúde, em Cristópolis, localizada à Praça Menino Deus, S/N Centro, Fone/Fax (077) 3618-1162.
Por: ASCOM/PREFEITURA