O governador Rui Costa entregou a população de Barreiras a primeira etapa da Base Avançada do Grupamento Aéreo (Bavan/Graer) na tarde desta sexta-feira, 17 e assegurou que, no mais tardar em abril, o Presídio Regional estará em pleno funcionamento. O Presidio está pronto desde o ano passado e até agora não foi entregue por problemas na contratação da empresa que fará o gerenciamento. Segundo o governador esta fase já foi superada, a licitação já foi realizada e o próximo passo é a contratação e treinamento do pessoal que vai trabalhar na unidade prisional. Rui Costa disse também que, ainda este ano, voltará em Barreiras para implantar o programa Pacto pela Vida que tem o objetivo de integrar os órgãos de segurança e a sociedade em ações em defesa da vida.
O Base Avançada do Grupamento Aéreo fica ao lado do Aeroporto do município. A unidade dará suporte às operações ostensivas e investigativas, além das ações de resgate e salvamento.
Fazem parte da estrutura um helicóptero, dois helipontos, um hangar e sede com alojamento para os policiais, sala de capacitação e dependências administrativas. "A função desse equipamento não é apenas cuidar do combate a crimes organizados, mas apoiar a polícia na segurança das cidades e da zona rural. Este helicóptero chega em até 20 minutos a várias cidades da região. Ainda vamos trazer alguns equipamentos e adequar a pista, para que um avião também possa fazer o pouso e vir diretamente para a Base Avançada", afirmou Rui.
O espaço foi erguido e equipado por meio de uma parceria público-privada (PPP) e é o primeiro ponto fixo de apoio do Graer no interior do estado. Na ocasião, o governador ainda entregou 24 viaturas e quatro motocicletas para as polícias Militar e Civil. O secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, e outras autoridades também participaram do evento.
Durante à solenidade foram entregues ainda viaturas para as polícias militar e civil das cidades de Barreiras, São Desidério, Luis Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Santa Rita de Cássia, Cotegipe, Cristópolis. Santa Maria da Vitória e Carinhanha.
Estiveram presentes além do governador Rui Costa, o vice João Leão, deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região Oeste da Bahia.