José Mayer está afastado de produções da Rede Globo. Foto: Globo/Divulgação |
Após a polêmica acusação de assédio sexual, a Globo decidiu suspender o ator José Mayer de suas produções por tempo indeterminado. A decisão, tomada no último domingo (2) pela emissora, foi anunciada em nota nesta terça (4). O ator já havia sido vetado da próxima novela de Aguinaldo Silva, O sétimo guardião, para a qual estava escalado e já foi notificado pela empresa.
Nesta terça, diversas profisionais da Rede Globo, entre atrizes, diretoras e produtoras, protagonizaram uma campanha contra o assédio. Elas foram trabalhar com uma camisa com os dizeres "Mexeu com uma mexeu com todas #chegadeassédio" e publicaram fotos com o traje ou com a imagem da camisa, a partir das 10h. Também nesta terça, José Mayer divulgou uma carta admitindo as atitudes machistas e se desculpando com a figurinista Susllem Meneguzzi, autora da denúncia.
O CASO
Na última sexta-feira (31), a figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, de 28 anos, publicou um texto no blog #AgoraÉQueSãoElas relatando como foi abordada pelo ator em um camarim. "Em fevereiro de 2017, dentro do camarim da empresa, na presença de outras duas mulheres, esse ator, branco, rico, de 67 anos, que fez fama como garanhão, colocou a mão esquerda na minha genitália. Sim, ele colocou a mão na minha buceta e ainda disse que esse era seu desejo antigo. Elas? Elas, que poderiam estar eu meu lugar, não ficaram constrangidas. Chegaram até a rir de sua 'piada'. Eu? Eu me vi só, desprotegida, encurralada, ridicularizada, inferiorizada, invisível. Senti desespero, nojo, arrependimento de estar ali. Não havia cumplicidade, sororidade", descreveu.
José Mayer se defendeu pedindo que as pessoas "não misturem realidade com ficção", comparando a situação com o personagem que interpretava na novela A lei do amor, o vilão Tião. "Respeito muito as mulheres, meus companheiros e o meu ambiente de trabalho e peço a todos que não misturem ficção com realidade". Mayer também declarou que "as palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra, não são minhas!".
Em nota divulgada na última sexta-feira, a Globo afirmou que "repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E zela para que as relações entre funcionários e colaboradores da emissora se deem em um ambiente de harmonia e colaboração, de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Todas as questões são apuradas com rigor, ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade. Desta forma e tendo o respeito como um valor inegociável da empresa, esse assunto foi apurado e as medidas necessárias estão sendo tomadas. A Globo não comenta assuntos internos".
Confira a nota da Globo na íntegra:
"Em relação à denuncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani, a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas. Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos estúdios Globo por tempo indeterminado. O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão. Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres 'Mexeu com uma, mexeu com todas', a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa. O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e as artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar. A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo. E, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas".