BRASÍLIA — O presidente Michel Temer afirmou, em nota divulgada neste sábado, que a decisão do governo da China de reabrir o seu mercado à proteína animal produzida no Brasil é o reconhecimento da confiabilidade do sistema brasileiro de defesa agropecuária. Ele aproveitou para agradecer, publicamente, o gesto do governo do presidente Xi Xinping.
“Nosso país construiu grande reputação internacional neste segmento. E o posicionamento chinês é a confirmação de todo trabalho de esclarecimento levado a termo pelo governo brasileiro nestes últimos dias em todos os continentes. Agradecemos o gesto do governo do presidente Xi Jinping”.
Segundo o Ministério da Agricultura, a abertura da China — divulgada mais cedo com exclusividade pelo GLOBO — só não vale para os 21 frigoríficos sob suspeita. O ministro Blairo Maggi já havia determinado a cassação do certificado de exportação dessas empresas. Os chinenes também proibiram a entrada de cargas liberadas pelos fiscais acusados de corrupção e de uma planta da JBS em Lapa, no Paraná, SIF 530, que está na lista dos 21.
Temer aproveitou para enfatizar a parceria com a China.
“Temos uma parceria que gerou muitos frutos e, com certeza, muitos ganhos ainda teremos com a sólida relação bilateral entre nossas nações. Estamos plenamente confiantes que outros países seguirão o exemplo da China”.