O órgão informou que a suspeita foi levantado pela Exoss (Exploring the Southern Sky for new Meteor Radiants). Esta, por sua vez, publicou um infográfico que mostra o raio de visualização de testemunhas de 120 quilômetros, o horário aproximado (7h11), e uma trajetória preliminar.
Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br
redacao@varelanoticias.com.br
O Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, levantou a hipótese de um meteoro ter sido a causa de um tremor percebido por vários moradores de Salvador e RMS no último domingo (26). Não há confirmação da queda do corpo celeste ou onde ele caiu.
A Exxos funciona como uma rede de colaboração que integra estações de monitoramento montadas pelos associados, como a sede do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, e o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica.
“O horário do evento informado por testemunhas não é unânime, pois há relatos de 06:56am até 07:15am. Usamos o horário informado nos relatos recebidos pelo Report Fireball, e, com base nos relatos e dados analisados até o momento temos as seguintes projeções”, diz o comunicado da Exxos.