Famílias que ocupavam um terreno há oito meses, em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, foram retirados do local na madrugada de sábado (19). A situação ocorreu na Serra do Periperi, no município. Os moradores relataram que foram acordados e que tratores da prefeitura demoliram os barracos que cerca de 125 famílias ocupavam no local.
A prefeitura informou que na segunda-feira (20) deve dar detalhes se as famílias serão abrigadas em outro espaço. Com relação às casas demolidas, a prefeitura disse que as construções ocorreram em área pública, que é protegida por lei e pertence ao município.
Enquanto a situação não é resolvida, os moradores contam que estão desesperados por não saber para onde vão. É o caso da dona de casa Patrícia Reis, com quatro filhos, entre eles um bebê de quatro meses, ela disse que perdeu tudo que tinha. "Estou na rua, não tenho alimento para meus filhos comer. Na rua eu não posso ficar com meus quatro filhos", relatou.
Como a demolição aconteceu durante a madrugada, os moradores não tiveram muito tempo para retirar os móveis. Alguns ainda conseguiram separar, mas tem muita coisa debaixo dos escombros. O único barracão que ficou de pé pertence à família de Lorivaldo Conceição, que está desempregado. "As crianças estavam dormindo e acordaram com o susto do barulho da queda dos outros barracos e nós recusamos sair", disse.
Quem conseguiu salvar alguma coisa já está levando para outros locais. Mas quem não tem para onde ir diz que pretende continuar no local e recomeçar. "Ou eles [prefeitura] tomam uma providência de dar outro lugar para gente morar, ou a gente vai continuar aqui", disse a dona de casa Joelma Nascimento.